MAU ESTADO DAS VIAS DIFICULTA O ESCOAMENTO DOS PRODUTOS NO CUANZA NORTE

As barreiras enfrentadas no transporte dos produtos agrícolas até os principais mercados, juntamente com a precariedade das estradas e a dificuldade de acesso a financiamento para impulsionar a agricultura, estão entre os desafios mais significativos mencionados na sexta-feira (16) à Joana Tomás, Secretária-Geral da OMA.

Durante uma inspeção a terrenos agrícolas operados por membros da OMA, no contexto da iniciativa kudima, que procura promover e motivar a agricultura familiar realizada por mulheres em áreas rurais e contribuir para a diversificação da economia do país, essas questões foram levantadas.

A respeito disto, a líder assegurou que a OMA se empenhará junto aos órgãos ministeriais para avançar propostas de restauração das vias e incitar os compradores a adquirir produtos diretamente nas áreas de cultivo, prevenindo assim a degradação destes.

Joana Tomás também fez um apelo aos empreendedores locais para investirem em pequenas fábricas de processamento a fim de impulsionar o comércio nas zonas rurais e fomentar o avanço da produção alimentar de maneira integrada.

Conforme relatado por Filomena de Lima, secretária provincial da OMA em Cuanza Norte, a organização no município de Lucala possui duas fazendas, duas cooperativas e cinco associações agrícolas, além de dois hectares dedicados ao cultivo de tomate.

Nos locais visitados, observou-se uma abundância de produtos agrícolas, com especial destaque para o tomate, a mandioca e o milho, muitos dos quais se perderam devido às intensas chuvas que afetam a região, tornando as estradas intransitáveis.

Visando elevar os níveis de produção local, a Secretária-Geral da OMA distribuiu insumos agrícolas, incluindo enxadas, facões, bombas de água, fertilizantes e sementes. A entrega também incluiu chapas de zinco, alimentos, material escolar, vestuário e produtos de limpeza.

Em um gesto semelhante ao realizado nas províncias de Bengo e Uíge, a Secretária-Geral da OMA também fez uma visita a três ex-dirigentes na província de Cuanza Norte, entregando vários itens essenciais e deixando mensagens de apoio e encorajamento.

A agenda no norte do país continua neste sábado na província de Malanje, com uma agenda intensiva de visitas no município de Cangandala.