JOANA TOMÁS DESTACA O POTENCIAL AGRÍCOLA DE CANGANDALA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR

No último sábado (17), a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, em visita ao município de Cangandala, enfatizou o vasto potencial agrícola da área, sublinhando que as condições locais são ideais para transformar a região num pólo de referência na produção em larga escala de culturas como milho e feijão, com capacidade de distribuição para todo o país.

Durante acto político de massas, Joana Tomás transmitiu os cumprimentos do Presidente do MPLA, João Lourenço, salientando a importância do Projeto Kudima, que tem como meta promover a agricultura familiar e garantir a sustentabilidade económica das mulheres rurais.

A dirigente apontou que Cangandala possui uma combinação de recursos naturais, incluindo solos férteis e abundância de água, que são fundamentais para o desenvolvimento agrícola, beneficiando diretamente a comunidade local.

Joana Tomás destacou a iniciativa Kudima como uma forma de evidenciar o trabalho das agricultoras locais, ao mesmo tempo que busca compreender e resolver os desafios que estas enfrentam no dia-a-dia.

Fez um apelo às autoridades competentes para que intensifiquem as medidas de segurança nas áreas de cultivo, de forma a prevenir roubos que têm sido uma preocupação constante para as trabalhadoras, ameaçando a produção até a fase de colheita.

Na sua mensagem de boas-vindas, Marcos Nhunga, primeiro secretário provincial do MPLA, elogiou a implementação do Projeto Kudima pela OMA, reconhecendo seu papel vital no estímulo à agricultura familiar e na luta contra a fome nas comunidades rurais.

O evento foi marcado por celebrações, com música tradicional e danças pelas militantes da OMA, vestidas a rigor, que desfilaram apresentando uma variedade de produtos agrícolas, demonstrando assim a riqueza agrícola da região.

VISITAS E OBJECTIVOS

No âmbito da sua visita, a Secretária-Geral conheceu a Cooperativa “Njinga Mbandi – Mulheres Unidas”, onde 200 hectares de terra arável estão sendo cultivados com batata-doce, mandioca, milho, feijão, tomate e banana, visando a autossuficiência alimentar das comunidades.

Um dos focos da OMA é identificar os principais desafios enfrentados pelas agricultoras e advogar pela posse de terra, assegurando uma maior segurança e independência no processo produtivo.

O encontro político contou com a presença de membros do Secretariado Executivo Nacional da OMA, da Comissão Executiva do Comité Provincial, líderes comunitários, representantes religiosos e diversos convidados.