LUÍSA DAMIÃO INCENTIVA A JUVENTUDE A VALORIZAR E MANTER VIVOS OS LEGADOS DO 4 DE FEVEREIRO

Nesta sexta-feira, dia 16, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, fez um apelo à sociedade angolana, com ênfase especial na juventude, para que mantenham, exaltem e perpetuem os princípios éticos, morais e patrióticos que embasaram o início da luta de libertação nacional, marcado pelo dia 4 de Fevereiro de 1961.

O apelo foi feito durante o seu discurso num evento político e de reflexão, que celebrou os 63 anos dessa data histórica, realizado no Cazenga, especificamente no distrito do Hoji-ya-Henda, em Luanda. O tema central do evento foi “Preservando os valores da pátria honremos os nossos heróis”.

Acompanhada por Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA, membros do Secretariado do Bureau Político, e Manuel Homem, Primeiro Secretário Provincial do Partido, Luísa Damião enfatizou: “O MPLA reconhece o preço da liberdade, da independência e da paz”.

“É dever do nosso Partido preservar estas conquistas com o vigor de toda a Nação, envolvendo os jovens, para que nunca regressemos a um passado doloroso que deve ser lembrado. Como se diz, a história não se apaga, mas sim se recorda. Uma nação que lembra é uma nação rica e com um futuro promissor”, reforçou a Vice-Presidente.

Ela destacou a importância de “guardar os valores de 4 de Fevereiro e homenagear os nossos heróis, lutando na nossa era para assegurar condições dignas de vida ao povo angolano, especialmente à nossa valorosa e estimada juventude, que tem desejos e aspirações legítimas”.

“Mesmo nas circunstâncias socioeconômicas atuais, ao celebrar os 63 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional, o MPLA reafirma o seu compromisso inabalável com todas as forças da Nação em continuar a trabalhar arduamente para ‘servir o povo e desenvolver Angola’”, destacou Luísa Damião.

A vice-presidente enfatizou que “no esforço de crescer e desenvolver o país, o Governo, por si só, não pode fazer tudo. É necessária a contribuição de todos, incluindo dos jovens angolanos, que possuem um grande potencial a ser desenvolvido e explorado”.

“O verdadeiro tesouro de Angola não são seus diamantes ou petróleo, mas sim seu povo, a juventude angolana, que deve ser educada e aproveitar as oportunidades para manifestar seu talento criativo e inovador”, afirmou.

“Por isso, o foco do Executivo, sob a liderança do Presidente João Lourenço, está em investimentos significativos na educação, formação técnico-profissional, ensino superior, cultura e, principalmente, nas novas tecnologias”, sublinhou.

Luísa Damião apelou aos jovens a preservar e valorizar os valores culturais, históricos, morais, cívicos e patrióticos, pois são eles que fundamentam a identidade de um povo.

“Do Cazenga, faço um apelo enfático aos jovens angolanos para intensificarem seu amor pelo estudo. Estudar requer sacrifício, mas os resultados são frutos do esforço, resiliência, paciência, fé e esperança em um futuro melhor”, ressaltou a Vice-Presidente do MPLA.

O evento também teve a participação do historiador e sociólogo Cornélio Caley, que elucidou os eventos que culminaram no início da luta armada de libertação nacional.

A parte cultural foi abrilhantada pelo grupo teatral “Os Tunezas” e pela jovem cantora Solange, cuja performance emocionou o público, recebendo elogios e encorajamento da Vice-Presidente do MPLA e do Secretário-Geral.