Luísa Damião presta homenagem póstuma ao Presidente namibiano falecido

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, manifestou, na segunda-feira (12) em Windhoek, profundo pesar pelo falecimento do Presidente da Namíbia, Hage Geingob, destacando-o como um dedicado africanista que batalhou incessantemente pelo bem-estar do povo namibiano.

A eminente dirigente liderou uma comitiva de prestígio, enviada por orientação do Presidente da República e líder do Partido, João Lourenço, à capital da Namíbia para transmitir ao Presidente Nangolo Mbumba, as condolências pelo passamento do Presidente Hage Geingob, ocorrido a 4 de Fevereiro..

A delegação foi calorosamente recebida na States House pelo Presidente Nangolo Mbumba durante a manhã, que expressou gratidão pela presença da delegação Angolana.

O líder namibiano louvou o gesto do Presidente João Lourenço por enviar a delegação de Angola e agradeceu as mensagens de condolências enviadas pelo Presidente angolano, pelo governo de Angola, pelo MPLA, pela Embaixada de Angola na Namíbia e pelo povo angolano como um todo.

Durante a visita, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, anunciou que Angola estará representada no funeral de Estado pelo Presidente da República, João Lourenço, evidenciando o profundo pesar do povo angolano pela perda de um ícone pan-africanista, que se dedicou à sua nação, salientando que esta perda afeta igualmente Angola.

Posteriormente, a comitiva dirigiu-se à Casa Rosalia, Residência Oficial do Presidente Hage Geingob, onde a Vice-Presidente deixou a sua mensagem no livro de condolências.

Luísa Damião registou que “África e Angola unem-se ao luto do povo namibiano por esta dolorosa perda do Presidente Hage Geingob, quem será eternamente lembrado como um incansável defensor dos interesses do povo da Namíbia e um fervoroso africanista que, nos mais importantes palcos internacionais, defendeu com veemência as justas causas dos namibianos e de toda a África”.

Em nome da Direção do Partido, dos amigos e simpatizantes do MPLA, a Vice-Presidente, Luísa Damião, expressou as mais profundas condolências à viúva Mônica Geingos, aos familiares, à SWAPO e a todos os namibianos.

A delegação incluiu o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, o Secretário do Bureau Político para Relações Internacionais, Manuel Augusto, a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, o membro do Bureau Político do MPLA, Pedro Mutindi, e o deputado da Assembleia Nacional, Pedro Sebastião.