DIRECÇÃO CENTRAL DO PARTIDO PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA

O Secretariado do Bureau Político do MPLA promoveu, durante os dias 15, 16 e 17 de Janeiro, no Futungo II, em Luanda, o Curso Avançado de Formação Político-Ideológica para Os quadros dirigentes do partido (1ª Fase).

O curso contou com a participação de:

  • Membros do SBP, membros do BP residentes em Luanda,
  • Membros do Conselho de Honra
  • I e II Secretários Provinciais do Partido
  • Coordenadora e membros da CDEA
  • I Secretário Nacional e membros do SN da JMPLA
  • Secretária Geral e membros do SN da OMA
  • Deputados à AN pelo círculo Nacional, residentes em Luanda
  • Directores e Chefes de Divisão do CC
  • Membros do Executivo
  • Conferencistas, Formadores nacionais e Colaboradores.

O Curso constou de dez módulos distintos, com dissertações de Prelectores nacionais e estrangeiros (sul-africanos).
Durante a 1ªsessão os participantes absorveram conhecimentos ligados aos Fundamentos e Regras de Organização e Funcionamento do MPLA, à Disciplina, Ética e Conduta Política, à Visão Geral das Principais Ideologias e ao Socialismo Democrático, orientação ideológica do MPLA
Na 2ª sessão, matérias ligadas à Liderança Política, Comunicação e Democracia Parlamentar, a Comunicação Pública e Gestão de Crises, que tratou do tema sobre “os vectores de comunicação partidária moderna”

No entanto, na 3ª sessão de formação, foram ministrados os módulos sobre o Programa de Governo, Políticas Públicas e Planeamento Estratégico, que versou o tema ligado “a orientação ideológica do programa de governo do MPLA”, e o módulo sobre o Crescimento Económico e Desenvolvimento, que debruçou o tema ligado ao “funcionamento da economia de Mercado”.

Na 4ª e última sessão, os quadros e dirigentes do partido foram imbuídos da temática sobre a Gestão Estratégica de Recursos e a Ordem Económica Mundial, bem como do módulo sobre a Diplomacia e Tendências Actuais Mundiais das Relações Internacionais.

No início dos trabalhos, foi apresentada a Visão Geral do Curso pela Cda Ângela Bragança, Secretária do BP para a Polo de Quadros.
O discurso de abertura foi proferido pela Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luisa Damião.
Os Prelectores e Moderadores utilizaram a técnica de conferência participativa entre formadores e formandos, o que permitiu o desenvolvimento de acesos debates sobre os conteúdos das temáticas apresentadas.

A acção formativa decorreu num ambiente de franca camaradagem, espírito crítico e patenteou um bom nível de organização quer na sua preparação quer no desenvolvimento.
Os participantes enalteceram a iniciativa da Direcção do Partido e recomendaram a regularidade da realização de mais acções formativas do género e outras que permitam aprofundar temas específicos quer sobre a vida interna ou outros de carácter global, em todo o território nacional, de modo a abranger os quadros dos organismos intermédios e de base