MENSAGEM DE ANO NOVO, PROFERIDA PELA CAMARADA LUÍSA DAMIÃO, VICE-PRESIDENTE DO MPLA, LUANDA

Camarada Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA;
 
Camaradas Membros do Secretariado do Bureau Político;
 
Camaradas Membros do Bureau Político do Comité Central;

Respeitáveis Membros do Conselho Honra;

Camaradas Directores e Chefes de Divisão do Comité Central;

Camaradas Membros da Comissão Executiva do Comité Provincial de Luanda;

Camaradas Membros do Secretariado Executivo do Comité Nacional da OMA;

Camaradas Membros do Secretariado do Comité Nacional da JMPLA;

Camaradas Militantes, Simpatizantes e Amigos do MPLA;
 
Estimados Trabalhadores;
 
Distintos Convidados;

Peço-vos que prestemos um minuto de silêncio em memória do Nacionalista Ruy Mingas e em memória do Camarada Laurindo Viera, Membro do Comité Central, barbaramente assinado.
 

É com incontida satisfação e alegria que tenho a honra de transmitir a todos os presentes e a toda família MPLA, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste, e na diáspora, os votos de um feliz ano novo, endereçado pelo Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA.
 

Peço a vossa indulgência, para que cada um, estenda a mão ao seu Camarada ao lado e lhe deseje um feliz ano novo, quer na vida pessoal, familiar, profissional e, sobretudo, no árduo, mas nobre e patriótico trabalho político em prol dos desafios que temos pela frente.
 

Somos todos bem-vindos ao ano novo. O nosso profundo desejo é que tenhamos saúde, paz, amor e esperança.
 

A Vida em todas suas dimensões é sempre cheia de esperança.
 

Esperança que nasce e renasce do trabalho incessante, do querer, da determinação e da resiliência em se alcançar resultados que se traduzem em sucesso nas várias esferas da vida, e na vida política, não é diferente.
 

O ano de 2023 foi desafiante para o nosso povo e para o nosso país. Enfrentámos e vencemos juntos algumas das dificuldades políticas, com a força dos nossos ideais e dos princípios.
 

Sabemos das dificuldades? Sim, sabemos. Sabemos as soluções? Sim, sabemos. Por isso, dizemos que a luta continua, cônscios de que as necessidades humanas são sempre ilimitadas, porque queremos sempre mais, mas os recursos são escassos.

Há muito trabalho a fazer, o que requer sempre a mobilização das estruturas do MPLA e de todas as forças patrióticas do nosso país, cerrando fileiras em torno do nosso Líder, o Camarada Presidente João Lourenço, que estado incessantemente a trabalhar em prol de uma Angola melhor que realize os sonhos do nosso povo e, sobretudo, da nossa juventude.
 

Abre-se um caminho novo. Devemos por isso, buscar sinergias positivas para continuarmos a trabalhar para o alcance do programa máximo, pelo qual, as gerações de heróis e patriotas da primeira linha bateram-se, com suor e muito sangue vertido.
 

Os pais fundadores da Nação angolana, liderados pelo Saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, alcançaram o Programa mínimo, a Independência Nacional e com a soberania, a unidade e coesão nacional, fazendo-nos donos do nosso próprio destino.
 

Nós, no nosso tempo histórico, temos responsabilidades acrescidas que passam em trabalharmos para o crescimento e desenvolvimento económico do nosso país, com ética, disciplina, humanismo, comprometimento e solidariedade.

Para o alcance de tal desiderato, a luta continua em duas frentes, a nível do Executivo liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço, e a nível do Partido que deve estar cada vez mais forte, tendo em conta os desafios políticos e eleitorais.
 

Estimados Camaradas, importa destacar que no final do ano transacto, o MPLA celebrou, com sentido de reflexão e profunda introspecção, os 67 anos de existência desde a sua fundação a 10 de Dezembro de 1956.

Foi igualmente marcado pela realização da V Reunião do Comité Central do MPLA, presidida pelo Presidente do Partido, tendo proferido um discurso orientador para o nosso trabalho político.

“Todos às bases e às comunidades”, orientação do Camarada Presidente que tem um “Onde Estratégico” que exigirá “Um como”, exercício táctico para a sua operacionalização.

Caros Camaradas, o novo ano que agora inicia, deve apelar-nos para mudança de mentalidade, sermos quadros, dirigentes, responsáveis e militantes melhores do que ontem, adoptando uma postura mais proactiva que premeie sempre a excelência no exercício das funções que nos forem acometidas.

Precisamos de fortalecer vínculos gerados dos nossos princípios e valores, na unidade de pensamento e acção, que eleve o nosso desempenho e a nossa produtividade, sempre com a liberdade de criar e inovar.  

Camaradas, vivemos uma era de desafios complexos, mas também de oportunidades sem precedentes, onde os avanços tecnológicos se aceleram cada vez mais, e surge neste cenário novas gerações que já nasceram digitais e interagem de forma intensa neste mesmo mundo digital.

Estas novas gerações de mulheres e homens, na sua maioria jovens, devem merecer uma abordagem política assertiva, criativa e inovadora, que se adapte ao contexto e, com ele, os novos desafios, sempre com o “Onde Estratégico”.

Importa recordar que temos tarefas reiteradas pelo V Sessão Ordinária do Comité Central e da produção discursiva do Camarada Presidente João Lourenço, no âmbito da vida interna e na inserção do Partido na sociedade, que deve mobilizar todas as estruturas do Partido e suas organizações sociais.
 

Sobre a vida interna e inserção do Partido na sociedade, o Camarada Presidente destacou que ”(…) precisamos de estar mais enraizados na sociedade, nas suas organizações, nos bairros, nas aldeias, nas vilas e cidades, (…, nas organizações juvenis e femininas, sem conotação partidária”, tendo reforçado com uma orientação forte e estratégica “Todos para as bases, todos para as comunidades”.

Caros Camaradas, o ano novo que temos pela frente, as coisas positivas que carregamos do ano passado, devem sobrepor-se às menos positivas. O caminho é para frente, melhorar o que está bem, corrigir o que está mal, em todos os sentidos.
 

Um kandandu de apreço e de encorajamento neste novo ano, aos funcionários do aparelho central do Partido e das estruturas intermédias, aos funcionários e colaboradores das nossas organizações sociais, a OMA e a JMPLA.
 

Um Kandandu forte e fraterno aos Camaradas Primeiros Secretários, aos Camaradas Membros do Bureau Político e do Comité Central do MPLA.
 

Somos uma grande família de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste.
 

Devemos todos, cada um ao seu nível, dar o melhor de nós, sempre, com fé e esperança, porque juntos podemos. Juntos somos capazes, juntos somos mais fortes e fazemos acontecer os nossos sonhos.
 

Devemos reforçar os laços de camaradagem, de aprofundamento dos valores da democracia militante, bem como a reafirmação da nossa linha de orientação política e ideológica que fortalece a nossa identidade.
 

Aos nossos Militantes, Simpatizantes e Amigos do MPLA, o nosso abraço forte e como dizem as mulheres da OMA, “Recuar Nunca“. A luta continua com os olhos na vitória que é certa.

Para isso, precisamos de um maior compromisso, unidade e coesão.
 
As expectativas políticas, sempre que chega um ano novo, são enormes, à medida em que sinalizamos para sociedade e para os nossos Militantes, Simpatizantes e Amigos, a nossa “rentrée politic” como é nossa práxis, afinal, nós somos o MPLA.
 
Enquanto aguardamos pelas orientações políticas para este ano novo, a máquina política não pode parar, porque tem tarefas permanentes que exigem a sua materialização.

O MPLA deve estar sempre em movimento.
 
Que este ano novo traga consigo novas ideias, estreite a colaboração entre Camaradas, complementando-nos e convocando todas as nossas melhores capacidades cognitivas para o fortalecimento das estruturas do nosso Partido e muita vitalidade no seio das nossas organizações sociais, a OMA e a JMPLA.  

Prestemos uma especial atenção a JMPLA que este ano fará o seu Congresso Ordinário, que estou convicta que sairá mais fortalecida.
 
Antecipadamente, agradeço em nome do Camarada Presidente João Lourenço, a prontidão de todos os Camaradas que se disponibilizam, que se entregam de corpo e alma na luta por um Partido forte, coeso e dinâmico, em prol da sua missão.
 
”Ser do MPLA deve significar, sobretudo, servir Angola e os angolanos”, exortação do Camarada Presidente João Lourenço.
 
Feliz Ano Novo e muito obrigada pela vossa atenção!
 
DE CABINDA AO CUNENE!
UM SÓ!
UMA SÓ!
A LUTA!
A VITÓRIA!
VIVA O CAMARADA PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO!
VIVA A OMA!
VIVA A JMPLA!

Muito obrigada!