Secretário do Bureau Político para as Tecnologias de Informação e Comunicação apresenta inovação tecnológica no Huambo e Benguela

8 e 10 de Janeiro de 2024 – O Secretário do Bureau Político para as Tecnologias de Informação e Comunicação marcou uma presença significativa nas Províncias do Huambo e Benguela, onde estabeleceu um diálogo construtivo sobre a importância do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC) no contexto do trabalho partidário. A visita, ocorrida nos dias 8 e 10 de Janeiro, foi uma oportunidade para realçar o papel do DTIC como pilar essencial na modernização e eficiência dos processos internos do Partido.

Durante a sua estadia, o Secretário proferiu duas palestras esclarecedoras, visando elucidar os quadros e militantes sobre como a tecnologia é uma ferramenta estratégica para a governança, transparência e participação cívica. O enfoque das discussões centrou-se na crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação no fortalecimento das estruturas partidárias e na promoção de uma gestão mais eficaz e responsiva às necessidades dos cidadãos.

Além das palestras, o Secretário conduziu dois seminários de formação dedicados à nova Plataforma de Gestão de Quadros, uma iniciativa inovadora que promete revolucionar o modo como o Partido gere seus recursos humanos. A plataforma, que inclui um sistema de registro biométrico, visa garantir uma maior fiabilidade na identificação dos quadros, assim como facilitar a mobilização e o engajamento dos quadros do Partido em diversas atividades.

Os seminários proporcionaram uma formação especializada aos participantes, que tiveram a oportunidade de familiarizar-se com as funcionalidades e benefícios da plataforma. As sessões foram altamente interativas, com demonstrações práticas que permitiram aos militantes dos partidos compreenderem como a tecnologia pode ser empregada para otimizar a gestão de talentos e a coordenação de esforços coletivos.

A visita do Secretário é um passo importante na direção de uma maior digitalização dos processos do MPLA, refletindo o empenho do Bureau Político em incorporar as melhores práticas tecnológicas para aprimorar o trabalho partidário. Os eventos no Huambo e Benguela destacaram a visão do Secretariado do Bureau Político de que a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser um vetor de mudança positiva e um meio para alcançar uma representação política mais efetiva e inclusiva.

Com o sucesso destas iniciativas, fica evidente que a adopção de ferramentas tecnológicas avançadas está se tornando uma realidade incontornável no panorama político nacional, prometendo abrir novos horizontes para a participação democrática dos militantes nas actividades do Partido e do Executivo.