DECLARAÇÃO DO BUREAU POLITICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA SOBRE A MORTE DO NACIONALISTA RUI ALBERTO VIEIRA DIAS MINGAS

Foi com profundo pesar que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento do Camarada Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas, ocorrido em Lisboa, hoje, dia 4 de Janeiro de 2024, aos 84 anos de idade.


Nascido aos 12 de Maio de 1939, em Luanda, filho de André Rodrigues Mingas, Jr. e Antónia Diniz Vieira Dias, Rui Mingas, casado com Julieta Cristina da Silva Branco, deixa um legado significativo como cantor, compositor, diplomata, empresário e político.


Ao longo da sua vida, destacou-se como atleta nos anos 1950/1960 em Angola e Portugal,
praticando salto em altura e 110m barreiras. Pertencente a uma influente família de músicos angolanos, desenvolveu uma sonoridade própria, influenciando gerações posteriores.


A sua contribuição artística e política o tornou admirado tanto em Angola quanto no exterior.
Além da carreira musical, desempenhou papéis importantes na esfera política angolana, sendo membro do parlamento, Secretário de Estado de Educação Física e Desportos, Vice-Ministro da Cultura e Embaixador em Portugal.


Rui Mingas teve um papel fundamental na criação do Hino Nacional de Angola, sendo co-autor da icónica composição “Angola Avante”. Rui Mingas foi co-fundador da empresa Saber Angola, Limitada, entidade instituidora da Universidade Lusíada de Angola e dos Institutos Superiores Politécnicos Lusíadas de Cabinda, da Lunda Sul, de Benguela e do Huambo.


A sua partida deixa uma lacuna significativa no cenário musical e político angolano. O Bureau Político presta homenagem, a este nacionalista, endereçando à família enlutada, amigos e admiradores os mais sinceros sentimentos de pesar.


Rui Mingas será sempre recordado pela sua voz única, composições inspiradoras, e o seu compromisso com a identidade e cultura angolanas. A ele foram atribuídos o Prémio Nacional de Cultura e Artes, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal e o Prémio Personalidade Lusófona 2016.


Neste momento de luto, o Bureau Político do MPLA curva-se perante a sua memória, expressando votos de que a sua dedicação à causa da Independência angolana jamais seja esquecida.

Paz à sua alma.


Luanda, 4 de Janeiro de 2024.
O Bureau Político