O Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço procedeu hoje (sexta-feira, 10), em Luanda, a inauguração do novo Aeroporto Internacional, com a capacidade instalada para 15 milhões de passageiros por ano e 130 mil toneladas de carga diversa.
Baptizado com o nome do primeiro Presidente e Fundador da Nação Angolana, Dr. António Agostinho Neto, o novo Aeroporto com a sigla “AIAAN”, está localizado no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
A infraestrutura, erguida numa área de 1.324 hectares, custou aos cofre do estado cerca de três mil milhões dólares, sendo que a 1ª fase está reservada aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024.
Segundo o Governo angolano, a segunda fase de funcionamento terá início em Fevereiro de 2024, com a operacionalização de vôos domésticos, enquanto que a última etapa, está prevista para o mês de Junho do mesmo ano, já com vôos internacionais.
Para facilitar o pleno funcionamento do novo aeroporto internacional, o Presidente da República recebeu da PCA da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Amélia Kuvíngua, o certificado internacional de operacionalidade, bem como o certificado aduaneiro, das mãos do PCA da Administração Geral Tributária.
Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber, entre outras aeronaves, aviões do tipo B747 e A380, este último considerado o maior avião comercial do mundo e proceder a evacuação rápida nos dois terminais (A e B).
O AIAAN conta com 31 mangas, das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, assim como nove tapetes rolantes para a recolha bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.
A infra-estrutura contempla ainda 26 balcões do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), um parque de estacionamento para 1.710 viaturas, assim como espaço reservado para lojas, numa área de mil 825 metros quadrados.
Dispõe, também, de 22 salas VIP, uma clínica e um centro de primeiros socorros anexado ao terminal de passageiros, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária, que cobrirá uma área total de 75 quilômetros quadrados.