O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou hoje, (segunda-feira/06), a primeira fase de construção da Centralidade “Teresa Afonso Gomes”, localizada na cidade de Caxito, província do Bengo.
Nesta primeira fase foram construídos 80 edifícios, dos quais 72 abrigam lojas e 486 habitações, sendo oito delas moradias térreas, assim como centro de saúde, esquadra policial e uma escola primária com 24 salas de aulas.
Na segunda e última fase vão ser construidas mais 78 edifícios de diferentes tipologias, perfazendo assim o total de mil habitações, das quais 946 apartamentos, 30 vivendas e 72 lojas.
As primeiras 486 unidades habitacionais, das mil previstas, vão beneficiar, maioritariamente, os funcionários públicos, sendo prevista uma quota para a juventude.
Recorde-se, que é o segundo projecto habitacional a ser erguido na província do Bengo, depois da Centralidade do Capari, a primeira a entrar em funcionamento, com 4.000 unidades habitacionais.
A nova centralidade, denominada “Teresa Afonso Gomes”, é uma homenagem a heroína que participou no processo de luta de libertação nacional, que culminou com a conquista da independência nacional, em 11 de Novembro de 1975.
A nova urbanização dispõe de edifícios da tipologia T3, de quatro pisos cada.
Igualmente contempla várias estruturas sociais como escolas primária e secundária, posto de saúde, esquadra policial, campo multiuso, jardim de infância e campo de futebol 11.
A sua construção foi por meio do Despacho Presidencial nº 54/21, de 29 de Abril e custou 182,9 milhões de dólares, acrescidos de 4,5 milhões para o contrato de fiscalização.
As obras de construção da centralidade tiveram início em Fevereiro de 2022 e geraram cerca de mil e 350 novos empregos directos.