Ministro da Província Noroeste da Zâmbia, faz balanço positivo da visita ao Moxico

A delegação Zambiana encabeçada pelo Ministro da Província Noroeste Honorável Robert Lihefu, regressou na tarde desta quinta-feira, 2 de Novembro, ao seu país de origem, com o dever de missão cumprida.

Durante a sua permanência no Moxico, a delegação zambiana efectuou visitas ao Projecto Avícola, Hospital Geral do Moxico, Central fotovoltaica em construção no Luena, Posto fronteiriço com a República Democrática do Congo (RDC), Aeroporto “General Sapilinha Sambalanga”, bem como o Instituto Técnico Agrário do Luau.

Robert Lihefu asseverou que, “Reforçamos as relações de amizade e parceria entre as duas
províncias que partilham uma vasta fronteira comum, através da realização do Primeiro
Encontro do Fórum de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural, entre as
províncias do Moxico (Angola) e Noroeste (Zâmbia), que teve lugar na cidade do Luena, de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 2023.

“Saio de Angola, Província do Moxico, com o sentimento de missão cumprida, e faço balanço positivo de tudo o que vimos dentro das nossas pretensões, e vamos reforçar os laços de formas a que os protocolos assinados se concretizem para garantir o bem estar dos dois povos irmãos”, aferiu Robert Lihefu.

Por sua vez, o Governador da Província do Moxico, Ernesto Muangala, reiterou a importância desta visita da delegação, tendo afirmado que as oportunidades de negócios e intercâmbio que foram criadas durante a visita da Delegação ao Luena, enquadram-se nas áreas de Cooperação entre as duas Províncias, a troca de informações e a segurança ao logo da fronteira, área da saúde e campanha de vacinação em simultâneo e interação com as autoridades da Província vizinha.

Ernesto Muangala, concluiu ainda que a delegação sai do Luena muito satisfeita e elogiaram tudo que o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço tem feito, no que toca ao investimento nas infraestruturas, nos sectores da Saúde, Educação, Energia elétrica, tendo visitado a central fotovoltaica que está a ser implementada no Luena e outras que serão construídas nos municípios do Moxico.

Na sequência dos trabalhos, foram criadas três(3) comissões, nomeadamente: Defesa e Segurança, Assuntos Políticos e Económicos e dos Assuntos Sociais e Culturais. As mesmas analisaram as principais áreas de cooperação, com destaque para Educação, Saúde, Agricultura, Transportes, Energia, Defesa e Segurança, Imigração, Intercâmbio Cultural, entre outros sectores, e já no domínio da Defesa e Segurança as partes avaliaram a situação de segurança na fronteira comum como estável e controlada, entretanto, recomendaram a continuidade da sensibilização da população para o respeito às normas migratórias e a abertura de mais postos fronteiriços.

De acordo com o comunicado final no domínio económico, as partes analisaram as oportunidades nos sectores da agricultura, comércio e infraestruturas, tendo acordado vários programas de cooperação, intercâmbio, parcerias e incentivos, com destaque para as pessoas culturas de milho, trigo, arroz, soja, mandioca e abacaxi, a produção de fertilizantes, o armazenamento de alimentos, a vigilância e gestão das doenças pecuárias, o comércio de produtos agrícolas, a construção de
infraestruturas fronteiriças e o aproveitamento do Corredor do Lobito.

No domínio Social e Cultural, as partes exploraram as potencialidades nos sectores da saúde, educação e cultura, tendo proposto várias acções de troca de experiência, o reforço de encontros transfronteiriços para o controlo de doenças endémicas e o envio de profissionais especializados em diferentes áreas de formação em saúde, além da criação de oportunidades e implementação conjunta de projectos nas áreas de formação técnica e superior, gestão ambiental, línguas nacionais e estrangeiras e investigação científica.

O 2.º Encontro de Cooperação Regional de Intercâmbio Cultural será realizado na Província do Noroeste da Zâmbia, de 11 à 14 de Dezembro do ano corrente.

Moxico, eu acredito!