SEJA UM MILITANTE



O método mais rápido é a inscrição online. Para isso, aceda https://mpla.ao e siga os passos no Link Seja Militante.
Além da inscrição online, pode aderir através do Comité de Acção do Partido (CAP) da sua área de residência, preenchendo a ficha de inscrição e anexando cópia do Bilhete de Identidade.

Os Estatutos e o Programa do MPLA são os documentos mais importantes do Partido que, no seu conjunto, conformam a organização e garantem a unidade de acção dos militantes. Os Estatutos estabelecem a estrutura orgânica do MPLA, as regras da democracia interna, as normas da vida partidária, bem como os princípios de organização, funcionamento e direcção do Partido.

O MPLA foi fundado, a 10 de dezembro de 1956, na cidade de Luanda.

Os símbolos do MPLA são a Bandeira, o Emblema e o Hino.

O MPLA é um partido político ideologicamente assente no socialismo democrático, que defende a justiça social, o humanismo, a liberdade, a igualdade e a solidariedade.
O MPLA aplica, de forma pragmática, os valores universais de uma democracia moderna e dinâmica, compatibilizada com valores socioculturais e com os legítimos anseios dos angolanos, visando, sempre, o desenvolvimento humano, nas suas múltiplas dimensões.

1. Constituem deveres do militante do MPLA:
a) Estar enquadrado numa organização de base do MPLA do seu local de residência e participar das suas reuniões e das tarefas e actividades programadas;
b) Participar das reuniões do órgão ou do organismo a que pertença;
c) Respeitar os princípios da democracia do MPLA e colaborar na defesa e na consolidação da sua unidade de acção e da coesão interna;
d) Pagar pontual e regularmente as quotas fixadas e as contribuições obrigatórias estabelecidas;
e) Conhecer, estudar e divulgar os Estatutos, o Programa, a Moção de Estratégia, os regulamentos e a linha política do MPLA, trabalhando activamente pela aplicação das directrizes e das resoluções dos órgãos e dos organismos superiores do MPLA;
f) Participar, activamente, da vida política e social do País, sendo exemplar em toda a actividade que se prenda com a construção económica e a melhoria social das populações.

A organização de base do MPLA tem as seguintes tarefas fundamentais:
a) Divulgar, acatar e defender os presentes Estatutos, o Programa e os regulamentos do MPLA;
b) Recrutar novos militantes, informando ao organismo imediatamente superior;
c) Realizar a recolha da quotização e das contribuições financeiras ou materiais dos militantes;
d) Organizar e promover debates sobre questões da vida nacional e internacional;
e) Emitir opinião sobre as questões do bairro, da povoação, da comuna, do município, da província ou da nação, bem como sobre os sectores específicos ou áreas temáticas relevantes;
f) Conhecer, formar e avaliar os militantes sob sua direcção;
g) Contribuir, com a sua acção, para a materialização do Programa do MPLA, aos vários níveis;

Os militantes do MPLA residentes no estrangeiro organizam-se em Comités de Acção e em Comités da Comunidade, sem prejuízo do cumprimento da legislação vigente no país estrangeiro.
As organizações de base do MPLA no estrangeiro regem-se por regulamento próprio, aprovado pelo Comité Central, devendo conformar-se com os princípios gerais definidos nos presentes Estatutos, aplicados de forma adequada às reais condições e disposições legais do país onde elas estejam implantadas.


SEJA MEMBRO AGORA

MPLA
A FORÇA DO POVO

Se tiver dúvidas clique no botão abaixo para falar connosco no whatsApp