MPLA realiza conferências provinciais

No quadro da preparação e organização do VIII Congresso Ordinário do MPLA que vai decorrer de 9 a 11 de Dezembro próximo, as estruturas do Partido a nível de todo o país
Os eventos perspectivam eleger os membros dos Comités e delegados ao Congresso
No quadro da preparação e organização do VIII Congresso Ordinário do MPLA que vai decorrer de 9 a 11 de Dezembro próximo, as estruturas do Partido a nível de todo o país, desdobram-se em realizações de pré e conferências provinciais, visando renovar a composição do corpo de dirigentes, bem como indicar os delegados ao conclave acima referido.
Os referidos trabalhos estão ser prestigiados pela presença dos membros do Secretariado do Bureau Político acompanhantes das respectivas províncias e, os trabalhos, tem decorrido dentro da normalidade, que atesta o elevado nível de organização e a força do MPLA, enquanto maior instituição política de Angola.
Na província de Benguela, os trabalhos foram orientados pela Camarada Luísa Damião - Vice-Presidente do MPLA, que chegou à referida província na sexta-feira (05.11), tendo desenvolvido um conjunto de actividades paralelas a realização da conferência provincial. 
Referindo-se a expectativa da realização das conferências, Luísa Damião, considerou que os eventos vão fortalecer o MPLA de Cabinda ao Cunene, para fazer face aos desafios futuros. 
A Vice-Presidente do Partido reiterou o apelo sobre a necessidade da observância do cumprimento dos pressupostos estatutários, conforme recomenda os regulamentos eleitorais do MPLA.
Na província da Lunda- Sul, Daniel Félix Neto foi eleito, nesta sexta-feira (05.11), para o cargo de primeiro secretário provincial do MPLA, com 95 por cento dos votos válidos.
A testemunhar o acto esteve a delegação encabeçada pelo Secretário do Bureau Político para Administração e Finanças, Camarada Diógenes de Oliveira, à qual juntou a delegação do Camarada Paulo Pombolo, que desejou ao recém-eleito muitos êxitos na condução dos destinos da província, para que o MPLA se fortaleça e ganhe maior dinamismo e coesão em torno dos seus objectivos.
A Conferência elegeu também 165 novos membros para o Comité Provincial, 76 delegados ao VIII Congresso Ordinário do Partido e 9 pré-candidatos ao Comité Central.
Na província da Palanca Negra Gigante, um bastião tradicional do MPLA,  o Camarada Albino Carlos, na qualidade de coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA para a província de Malanje, enalteceu, a margem da realização da 12ª Conferência que elegerá os órgãos singulares e colegiais, os esforços empreendidos pelo Executivo na edificação dos vários projectos de impacto social, acções que fortalecem as estruturas do Partido face aos desafios eleitorais de 2022.
Segundo o dirigente, que é também o Secretário do Bureau Político para a Área Social, sectores como o da Educação e da Saúde, são decisivos para o desenvolvimento do País.
Ao falar dos benefícios e  prioridades nas acções de carácter social, Albino Carlos manifestou a sua satisfação pela predisposição do Governo em cumprir com os pagamentos para a viabilização da conclusão das empreitadas.
A Camarada Emília Carlota Sebastião Celestino Dias, Membro do Bureau Político do MPLA, na qualidade de coordenadora do grupo de acompanhamento à província do Uíge, dirigiu os trabalhos da conferência que deve (re) eleger o Camarada José Carvalho da Rocha, na Primeiro Secretário Provincial do MPLA no Uíge.
Emília Carlota Sebastião Celestino Dias aproveitou a estadia na província para render homenagem ao finado Camarada João da Silva Kissola, que foi Primeiro Secretário Municipal do MPLA no Songo, falecido recentemente.
De salientar que as conferências províncias decorrem em todo território nacional iniciaram em Luanda, em acto orientado pelo Camarada João Lourenço,Presidente do Partido, no pretérito dia 30 de Outubro.
Voltar