Ideologia partidária discutida em seminário na África do Sul

Os participantes ao curso de formação para formadores que decorre em Johanesburgo, África do Sul, defenderam que o ANC, SWAPO, MPLA e a FRELIMO são partidos com ideologias progressistas em constante adaptação nos diversos contextos políticos.


PORTALMPLA - 25 de Fevereiro de 2022 (Sexta-feira) - Os Camaradas José Pedro e Elizandra Janete Gourgel Wassuka, respectivamente, Assistente de Primeira do Departamento para a Política de Quadros do Comité Central do MPLA e a Secretária para a Política de Quadros da JMPLA, apresentaram, na manhã desta sexta-feira, em regime de simulação, uma planilha para acção de formação de quadros e dirigentes do partido e da Rede Nacional de Formadores e Conferencistas (RNFC).

Os documentos foram apresentados na sessão do último dia de trabalhos do seminário para Formação de Formadores, que decorre na cidade de Johanesburgo, África do Sul, desde o dia 18 do corrente mês.

Os participantes, mais uma vez, expressaram sentimento de satisfação pela forma como a delegação do MPLA tem apresentado as tarefas incumbidas pelos facilitadores.

De salientar que participam na formação, para além do MPLA, militantes do ANC, FRELIMO e SWAPO. 

A formação é promovida pela Unidade de Educação e Treinamento do ANC com o apoio da sua congénere sueca adstrita à Fundação Olof Palme do Partido Social Democrata da Suécia.

Os partidos progressistas MPLA, ANC, SWAPO e FRELIMO foram considerados partidos cuja ideologia assenta na caraterística de movimentos progressistas, defensores de valores nobres como por exemplo a busca para alcançar a satisfação das necessidades dos cidadãos, por via de uma justa partilha da renda nacional. 

O referido argumento foi defendido na sessão de formação realizado na quinta-feira (24/02/2022) durante a apresentação do tema sobre Ideologia Política, apresentado pelo Camarada Bandille, membro da unidade de formação do ANC e um dos facilitadores do seminário.

A temática serviu para aprofundar o entendimento político e a compreensão da política focada na variação das definições de ideologias; importância da análise ideológica, bem com a necessidade de desenvolver um quadro de trabalho que visa a prestação contínua de formação ideológica dos membros dos partidos políticos
Voltar