I SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Sob orientação do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, o Comité Central realizou, aos 23 de Maio de 2022, a sua I Sessão Extraordinária, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, tendo apreciado matérias ligadas à preparação do Partido para as Eleições Gerais de Agosto de 2022, mormente a proposta de Lista de Candidatos à Deputados à Assembleia Nacional, o Ante-projecto de Programa de Governo e do Manifesto Eleitoral para o período 2022-2027.
COMUNICADO FINAL

Sob orientação do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, o Comité Central realizou, aos 23 de Maio de 2022, a sua I Sessão Extraordinária, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, tendo apreciado matérias ligadas à preparação do Partido para as Eleições Gerais de Agosto de 2022, mormente a proposta de Lista de Candidatos à Deputados à Assembleia Nacional, o Ante-projecto de Programa de Governo e do Manifesto Eleitoral para o período 2022-2027. 

A sessão do Comité Central foi precedida da 2ª Reunião Extraordinária do Bureau Político, que analisou questões da vida interna do Partido, a situação política, económica e social do País, tendo em vista os desafios político-eleitorais de Agosto de 2022.
No início da sessão, observou-se um minuto de silêncio em memória dos Heróis e em particular da Camarada Ana Maria Sebastião Gomes, Membro do Comité Central, falecida recentemente.

No discurso de abertura, o Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, referiu que "o País está a cerca de três meses de realizar as quintas eleições gerais, que esperamos virem a ter uma grande participação dos cidadãos eleitores que estejam em condições legais de exercer o direito de escolha dos seus representantes na Assembleia Nacional e do Presidente da República”.

O Camarada Presidente destacou que o MPLA, no seu Programa de Governo e Manifesto Eleitoral, continuará a defender a luta contra a corrupção e a impunidade, melhor ambiente de negócios, aposta no desenvolvimento da produção interna, aumento das exportações, almejando a melhoria da qualidade de vida dos angolanos, nomeadamente nos domínios da educação, saúde, habitação, água potável, energia eléctrica, maior oferta de postos de trabalho, sinónimo de maior crescimento e desenvolvimento nacional para os próximos anos.

O Camarada Presidente João Lourenço aproveitou a oportunidade para agradecer aos militantes, simpatizantes, amigos e cidadãos em geral, pelo trabalho que vem sendo realizado com espírito de total entrega à causa, de Cabinda ao Cunene sem excepção, durante este período de pré-campanha que deve servir sobretudo para a identificação dos nossos pontos fortes e fracos a fim de corrigir e aprimorar na campanha eleitoral.

Apelou, no entanto, que um trabalho particular junto do eleitorado deve ser feito pelos Comités de Acção do Partido para garantir a presença dos militantes e do povo na hora do voto, enfatizando que devemos fazer mais e dormir menos para garantir a vitória. 

O Comité Central aprovou a Lista Geral de Candidatos a Deputados à Assembleia Nacional para o quinquénio 2022-2027, com 580 votos a favor, correspondentes a 94.5% dos votos, 23 votos contra e 11 abstenções, tendo o Camarada João Lourenço como cabeça de lista, a 
Camarada Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, candidata a Vice-Presidente da República e a Camarada Carolina Cerqueira, candidata a Presidente da Assembleia Nacional. 

O Comité Central do MPLA aprovou as Resoluções sobre o preenchimento da vaga resultante do falecimento do Camarada Artur da Silva Júlio, Membro do Comité Central, tendo sido substituído pelo Camarada Fernando Gilberto Cunha de Sousa Couto, de acordo com a lista de precedência dos membros do Comité Central do MPLA do Círculo Nacional.

O Comité Central foi informado sobre o projecto de Programa de Governo e do Manifesto Eleitoral do MPLA remetendo a sua aprovação para a sua sessão extraordinária a realizar-se no dia 2 de Junho do corrente ano. 

Os membros do Comité Central encorajaram o Camarada Presidente a continuar com as acções em curso, com o espírito de "Corrigir o que está mal, melhorar o que está bem”, reforçado com o primado de que o MPLA é a Força do Povo.

No âmbito da implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, os membros do Comité Central congratularam-se com os resultados alcançados na materialização de vários programas de carácter socioeconómico, com realce para o PIIM, o KWENDA, o PRODESI e o PREI, que estão a melhorar as condições de vida das populações, e reflectem substanciais contribuições para o desenvolvimento sustentável do País.

MPLA – PAZ E DESENVOLVIMENTO
A LUTA CONTINUA!
A VITÓRIA É CERTA!
LUANDA, AOS 23 DE MAIO DE 2022.
O COMITÉ CENTRAL.
Voltar