3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO BUREAU POLÍTICO COMUNICADO FINAL

Sob a orientação do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, o Bureau Político realizou, aos 2 de Julho de 2021, a sua 3ª Reunião Ordinária, no Auditório do Comité Central, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, tendo apreciado vários documentos atinentes à actividade partidária e outros de interesse nacional.
O Bureau Político foi informado sobre a actividade da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP) e recomendou que se continue a trabalhar para o cumprimento cabal do conjunto de actividades inscritas no cronograma de acções para a segunda fase.
O Bureau Político apreciou o Memorando sobre a alteração da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais e a proposta de alteração da Lei do Registo Eleitoral Oficioso, tendo recomendado que se continue a trabalhar aos diferentes níveis e com as entidades competentes para que se alcancem os consensos necessários e se viabilize a sua aprovação urgente.
O Bureau Político tomou conhecimento da informação sobre a actividade desenvolvida pelo Secretariado do Bureau Político e pela Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central, durante o I quadrimestre de 2021.
O projecto de resolução sobre as percentagens a estabelecer na composição dos órgãos colegiais, relativamente às organizações sociais e associadas, também foi objecto de análise, tendo o Bureau Político introduzido algumas orientações e agendado para a próxima reunião.
O Bureau Político foi informado sobre a aprovação do Projecto de Lei de Revisão Constitucional, de iniciativa do Presidente da República, Dr. João Lourenço, tendo enaltecido o excelente trabalho realizado pelo Grupo Parlamentar do MPLA e o facto da mesma ter sido aprovada sem qualquer voto contra dos deputados à Assembleia Nacional.
O Bureau Político aprovou o plano de homenagens aos membros dos órgãos individuais e colegiais, nacional e intermédios, da OMA, no mandato de 2016-2021.
No âmbito da preparação e realização do VIII Congresso Ordinário do MPLA, o Bureau Político apreciou o estado de funcionamento da sua Comissão Nacional Preparatória, tendo recomendado que se continue a trabalhar no processo orgânico, para garantir o êxito do evento a realizar em Dezembro do ano corrente.
O Bureau Político enalteceu o facto de ter que se trabalhar para se assegurar a participação de 50% do género em todas as conferências intermédias e nos órgãos colegiais a eleger a todos os níveis, garantindo que tal desiderato seja igualmente alcançado no VIII Congresso Ordinário do MPLA.
Os membros do Bureau Político congratulam-se com a conquista do 14º título africano, pela Selecção Sénior Feminina de Andebol, na 24ª edição do Campeonato Africano da modalidade.
Os membros do Bureau Político tomaram conhecimento do passamento físico do camarada Carlos Alberto Ferreira Pinto, Membro do Comité Central, que desempenhou várias funções no aparelho central do Partido e do Estado, pelo que endereça as mais sentidas condolências à família enlutada e, a todos os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, por tão elevada perda daquele que em vida foi um digno servidor da Pátria.
MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM, CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA!
A VITÓRIA É CERTA!
LUANDA, 02 DE JULHO DE 2021.
O BUREAU POLÍTICO
Voltar