Zaire: CANFEU 2013 termina, no Soyo, com sucesso

 Rescova

O primeiro-secretário do Comité Nacional da JMPLA, camarada Sérgio Rescova, na foto, exaltou (02) a harmonia, o patriotismo, a solidariedade e o espírito de unidade nacional que nortearam as actividades, que deixaram saudades.

Soyo, 03/03 - O primeiro-secretário do Comité Nacional da JMPLA, camarada Sérgio Rescova, declarou, no dia do encerramento do CANFEU 2013, haver maior unidade e determinação dos jovens em apoiar as iniciativas que visam o desenvolvimento de Angola e a preservação das conquistas já alcançadas.

“Aqui afirmamos que estamos unidos e determinados em ajudar Angola a crescer”, afirmou aquele dirigente, na cerimónia de encerramento da 11ª edição do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários, que reuniu, durante seis dias, no município do Soyo, província do Zaire, mil 500 representantes das 18 províncias do país. 

Sérgio Rescova realçou a harmonia, o patriotismo, a solidariedade e o espírito de unidade nacional que nortearam as actividades do CANFEU e garantiu que o mesmo deixou saudades.

Na sua intervenção, bastante ovacionada pelas centenas de presentes, o primeiro-secretário do Comité Nacional da JMPLA recordou que a condição primária para o desenvolvimento de um país é a paz, porque só ela permite a materialização de todas as iniciativas de sucesso.

A título de exemplo, falou do CANFEU, iniciativa, que, agregando representantes de várias partes do país, para a interacção sobre temas de carácter académico, científico, político, religioso, entre outros, exige uma grande movimentação de pessoas e bens.

“Só com a paz e progresso se realiza um Campo Nacional de Férias de Estudantes. A nossa paz tem o contributo de todos os cidadãos, mas tem como arquitecto o Presidente José Eduardo dos Santos”, disse.

Edições

A primeira edição do CANFEU, realizou-se no ano de 2002, na província do Huambo, centro-sul do país. Até ao momento, a iniciativa anual foi materializada nas províncias do Uíge, do Cuando-Cubango, do Cuanza-Norte, de Benguela, do Bié, do Cuanza-Sul, da Huíla, de Cabinda, da Lunda-Sul e do Zaire.

O CANFEU, de autoria da organização juvenil do MPLA, a JMPLA, é um espaço social, cultural e académico, que permite a interacção entre estudantes de diversas partes do país com membros do Governo, docentes universitários, representantes de igrejas e de associações juvenis, sobre temas relevantes, com particular ênfase para os que afectam a juventude.

 A edição ora terminada decorreu sob o lema “Juventude angolana, por uma Angola de progresso e bem-estar”.

A cerimónia de abertura foi orientada pelo secretário do Bureau Político do MPLA para Organização e Mobilização, camarada Ferreira Pinto e a de encerramento pelo ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento.

FonteANGOP/AB

Veja todas as notícias