CABINDA:"Todos devem contribuir para uma Angola melhor"

Vice-Presidente destaca papel dos militantes na sociedade

 PortalMPLA, 8 NOVEMBRO 19 (6ª FEIRA) - Os membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA efectuaram nesta sexta-feira (08/) visitas em simultâneo aos quatro municípios da província de Cabinda para constatarem a situação económica e social das populações.

 Município de Cabinda

No município sede da província, a Vice-Presidente do MPLA, camarada Luísa Damião começou por tomar contacto com os militantes do Comité de Acção do Sector de Chiweca, onde foi realizado um acto de massas.

Na sua intervenção, Luísa Damião solicitou o apoio e a contribuição  de cada militante no sentido de elevar Angola na rota do desenvolvimento.

Contributo este, que segundo a dirigente, deverá ser feito com entrega e dedicação na realização de campanhas de moralização da sociedade, resgatando os valores éticos, patrióticos, culturais e morais e no combate as más práticas.

A Vice-Presidente destacou, o papel que os militantes deverão desempenhar em todas as vertentes para alavancar o país, rumo ao desenvolvimento.

A visita ao referido comité visou constatar o estado do Partido em termos de dados estatísticos, os cadernos de militantes, o processo de quotização e avaliar o grau de cumprimento das orientações da Direção Central do MPLA.

Já o primeiro-secretário do comité de Acção do Sector de Chiweca, camarada Francisco Sagimbongo, afirmou que as acções do Partido naquela localidade estão viradas para a campanha de recrutamento de novos membros para o crescimento do MPLA, fortalecendo a base militante.

Localizado no bairro 1° de Maio, o Comité controla actualmente 10 organizações de base do Partido, sete núcleos da JMPLA e igual número de secções de base da OMA.

Estação Agrária Experimental

A delegação vistoriou igualmente a Estação de São Vicente, tutelado pelo Instituto de Investigação Agronómica de Cabinda do Ministério da Agricultura e Florestas.

No local, a delegação foi informada sobre os objectivos  da instituição , que está vocacionada para experimentação e investigação das variedades das culturas.

A infraestrutura comporta laboratórios de plantas, solos, fitopatologia e de enfermaria, salas de drenagem e de conferência, áreas de recepção de amostras, armazenamento de instrumentos,  estufas agrícolas, bem como um refeitório.

O secretário provincial da agricultura, David Capita disse que as actividades da Estação estão viradas para a selecção de material genético, com vista a formar um banco de germoplasma, para avaliação das principais características agronómicas e fitopatogenicas das culturas do milho, feijão, amendoim, feijão macunde, soja, mandioca, batata doce e muito mais.

Central Térmica de Malembo

Na sequência da agenda de trabalho, outra infraestrutura que mereceu a atenção da comitiva dirigida pela Vice-Presidente foi a Central Térmica de Malembo que possui três turbinas a gás e diesel sendo duas de 35 Mega Watts (MW) e uma de 25 MW.

A infraestrutura fornece energia eléctrica para os bairros periféricos da cidade de Cabinda, tais como Gika, 4 de Fevereiro, Chiweca, Victória Certa e Cabassango, assim como a vila de Lândana e o município de Cacongo.

Fizeram parte da delegação, os Secretários do BP, entre os quais  os camaradas Jorge Dombolo, Diógenes de Oliveira, Yolanda dos Santos, Virgílio de Fontes Pereira o primeiro secretário do Comité Provincial do Partido de Cabinda, camarada Marcos Nhunga e os directores dos departamentos e quadros da Sede do MPLA.

 

DN/HT 

Foto : DG

Veja todas as notícias