SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA

MPLA
SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA
 
COMUNICADO FINAL
 
Sob a orientação da Camarada Luísa Damião, Vice-Presidente do MPLA, o Secretariado do Bureau Político, na sua 9ª Reunião Ordinária, realizada nesta quarta-feira, 9 de Setembro de 2020, no Auditório do Comité Central no Complexo do Futungo II, congratulou-se com o posicionamento do Conselho da República em relação a realização das eleições autárquicas e as medidas de prevenção e controlo da pandemia da Covid-19 em Angola.
Relativamente às eleições autárquicas, o Secretariado do Bureau Político regozijou-se com a posição do Camarada Presidente João Lourenço, considerando não ser possível num Estado Democrático e de Direito, realizar qualquer tipo de pleito eleitoral sem suporte legal.
Os membros do Secretariado do Bureau Político aproveitaram a oportunidade para encorajar o Camarada Presidente João Lourenço a prosseguir com o combate contra a corrupção e a impunidade, exortando os órgãos competentes de Justiça e Direito a empreender acções adequadas que visam proteger o Estado angolano de actos criminosos que colocam em causa a unidade nacional e o bem-estar da população.
Apesar do impacto negativo da pandemia da Covid-19, o Secretariado do Bureau Político apoia as medidas económicas e financeiras dinamizadas pelo Executivo no sentido da retoma do curso normal da vida social, bem como reanimar a economia nacional, apoiar as empresas e as famílias carenciadas.
O Secretariado do Bureau Político do MPLA enaltece particularmente a aposta do Executivo no sector da agricultura que está a corresponder positivamente às necessidades do mercado, com o aumento diversificado de produtos do campo, assim como do sector industrial da economia nacional, cada vez mais alinhado com a causa da produção interna de bens de primeira necessidade.
O Órgão Executivo do MPLA apreciou os planos de realização do 3o encontro com os 1o Secretários dos comités provinciais e do seminário metodológico com os departamentos para os assuntos políticos e eleitorais dos comités provinciais do MPLA, bem como o programa de actividades para o mês de Setembro de 2020 do Secretariado do Bureau Político, com destaque para as jornadas comemorativas ao Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, Dr. António Agostinho Neto.
O Secretariado do Bureau Político abordou as propostas de agendas da 4a reunião ordinária do Bureau Político a ter lugar no dia 29 de Setembro e da IV sessão Ordinária do Comité Central, prevista para o mês de Outubro de 2020.
O Secretariado do Bureau Político analisou também outros assuntos da actualidade política, económica e social do país, bem como aflorou diversas questões da vida interna, com realce para o projecto de um estudo de avaliação política do impacto do programa do MPLA no período de 2017-2020 e a informação do Secretariado do Bureau Político sobre as acções desenvolvidas durante o 2o quadrimestre de 2020.
 
MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM, CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
 
Luanda, 9 de Setembro de 2020.
O SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO DO MPLA

Veja todas as notícias