Roberto de Almeida: Angola ganha influência e respeito internacional

O vice-presidente do MPLA animou (12) uma palestra em saudação ao Dia do Diplomata Angolano, sob o tema “Diplomacia parlamentar no contexto da política externa da República de Angola”. 

 

Luanda, 13 NOVEMBRO 13 - O vice-presidente do MPLA, camarada Roberto de Almeida, declarou (12) que Angola está a ganhar, cada vez mais, influência e respeito internacional, no que concerne à resolução de conflitos e que, por isso, defende uma política externa de boa vizinhança, de respeito pela igualdade soberana e integridade territorial dos Estados e de cooperação com vantagens recíprocas.

Roberto de Almeida animava uma palestra em saudação ao Dia do Diplomata Angolano, sob o tema “Diplomacia parlamentar no contexto da política externa da República de Angola”.  

Aquele dirigente, igualmente deputado à Assembleia Nacional, realçou que as organizações regionais e internacionais, incluindo a ONU, esperam de Angola um contributo mais activo e uma participação crescente na resolução dos conflitos e na consolidação da paz e da estabilidade em África.

Roberto de Almeida lembrou que Angola assumiu a Presidência do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, para um mandato de dois anos, numa altura em que a agenda política da organização continental está dominada, particularmente, pelas situações de crise político-militares na Somália, na Guiné-Bissau, no Malí e na República Democrática do Congo.

Sobre o tema em si, disse que a diplomacia parlamentar é mais uma forma de relacionamento entre os povos, com vista ao diálogo e à troca de experiências, dentro dos poderes conferidos ao parlamento, pela Constituição.

Neste contexto, Roberto de Almeida afirmou que a Assembleia Nacional angolana tem sido parte activa nos debates sobre as grandes questões mundiais e regionais, nas instituições congéneres mundiais, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento político, económico e social dos povos.

PortalMPLA/JA/AB

 

 

Veja todas as notícias