OPINIÃO: Paz e desenvolvimento - Duarte Kanakassala
A tarefa da desminagem "é essencial, não só para salvar vidas, como para criar as condições que levem os investidores a apostar na agricultura e na indústria locais".
Luanda, 05 MAIO 17 (6ª FEIRA) - João Lourenço, o Candidato do MPLA a Presidente da República, elencou, esta Sexta-feira, em Menongue, capital da província do Kuando-Kubango, a desminagem daquele território como uma prioridade do Governo a ser formado depois das eleições de Agosto próximo.
Disse mesmo que essa tarefa "é essencial, não só para salvar vidas, como para criar as condições que levem os investidores a apostar na agricultura e na indústria locais" e permitir a ligação rodoviária e ferroviária entre todos os municípios e o resto do país.
O candidato do MPLA distancia-se, voluntariamente, da evocação das sequelas provocadas pela subversão armada, focando-se, antes, na bravura e coragem do povo para a superação das contrariedades.
"Do mesmo modo que o povo do Kuando-Kubango venceu a batalha do Kuito Kuanavale, ele também vencerá a batalha de 23 de Agosto" ,afirmou João Lourenço, em alusão às próximas eleições gerais, apelando ao voto consciente no MPLA.
Naquela que foi a sétima deslocação de João Lourenço ao interior do país, desde que arrancaram as actividades preparatórias da campanha eleitoral, é visível o esforço de se focar nas medidas concretas a tomar rumo ao fortalecimento da coesão e reconciliação nacionais, na preservação da Paz, no aprofundamento da democracia e no respeito pela diferença.
Não se lhe conhecem ressabiamentos nem gestos de arrogância, preferindo, pelo contrário, a linguagem simples do Povo para explicar a coerência da trajectória política do MPLA e o seu compromisso perene com a Paz e o Desenvolvimento.
"É a diversidade e a consciência do sentimento nacional que nos dá mais força "- já o tinha dito João Lourenço no comício de Ondjiva, aos 22 de Abril passado - para afiançar aos cépticos que "é esse o segredo do MPLA ".
Portal/MPLA/DK/JN