OPINIÃO: Conhecer Angola, precisa - se! - Duarte Kanakassala

“Não é que Abel Chivukuvuku confundiu os feirantes do Dondo, sábado último, com a população de Caxito?”.

Luanda, 06 JUNHO 16 (3ª FEIRA) - Ainda vai a procissão no adro - ao que as Eleições Gerais dizem respeito - e já os especialistas em “marketing político”, apoiantes dos diferentes contendores, degladiam-se, buscando os melhores resultados.

Caldeados pelas melhores escolas, têm em comum o conhecimento de que uma certa solidão dos respectivos candidatos é útil, sobretudo em problemas para digerir, sendo certo que a companhia das multidões é assaz relevante.

Acreditam, todos eles, que a solidão é boa, mas há que evitar, sobretudo, o isolamento. É aconselhável que as pessoas se juntem.

Nisto, o quê é que os “marketeiros” da UNITA e da CASA-CE nos propõem?

Resposta 1: Eleger o tradicional Mercado dos Congolenses, em Luanda - estuário, todos os dias, de milhares de concidadãos - para ponto de concentração dos “manifestantes” contra a Comissão Nacional Eleitoral.

A TV irá captar e difundir, em directo, a imagem desses indivíduos que, na verdade, estão, ou nos Congolenses, ou em trânsito para e dos Congolenses, à procura do elementar para a vivência diária.

Resposta 2: “Comiciar” a 50 metros do Mercado Municipal do Dondo, beneficiando da concentração natural dos cidadãos, na sua labuta diária pelo ganha-pão.

A TV vai captar a imagem dessa multidão, que, na verdade, está ali não para obsequiar os forasteiros da CASA-CE, mas para garantir o pão-nosso de cada dia...

Mas a emenda sai, frequentemente, pior que o soneto. Não é que Abel Chivukuvuku confundiu os feirantes do Dondo, sábado último, com a população de Caxito? “Viva o povo de Caxito!” - é assim que Chivukuvuku dirigiu-se aos nativos do Dondo, evidenciando elementar ignorância a respeito da geografia nacional. Ignorância atrás de ignorância, já a tinha demonstrado em entrevista à TV Zimbo, há duas semanas, relativamente à universalização, em Angola, do ensino superior.Conhecer o País, pois, precisa -se!

PortalMPLA/DK/AB

Veja todas as notícias