"O centro da acção de governação é o povo"

Rui Falcão Fala A Jornalistas

No fim da sua 5ª Sessão Ordinária, o Comité Central divulgou um Comunicado Final, no qual exortou todos os militantes, simpatizantes e amigos do Partido e suas organizações sociais a participarem activamente em todas as etapas da organização das Eleições Gerais, garantindo a vitória eleitoral do MPLA, de forma clara, transparente e inequívoca. O Comunicado foi lido pelo secretário do Bureau Político para a Informação, camarada Rui Falcão. Leia, abaixo, o Comunicado Final, na íntegra.

“Sob a presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Presidente do MPLA, o Comité Central esteve reunido na sua V Sessão Ordinária, no dia 13 de Junho de 2012, em Luanda.
Ao iniciar a sessão, os participantes entoaram o Hino do MPLA, seguido de um minuto de silêncio, em memória de todos quantos tombaram pela conquista e defesa da liberdade, da independência, da soberania, da integridade territorial, da paz e da unidade da Nação, em especial do saudoso Camarada Presidente Dr. António Agostinho Neto.
No discurso de abertura, o Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS fez um balanço sobre o estado de preparação das eleições gerais em Angola, no presente ano e sobre o trabalho do Partido na faze actual, com vista à sua participação com êxito no acto eleitoral do próximo dia 31 de Agosto, impondo-se, desse modo, a necessidade de o Partido assegurar a formação dos delegados de lista e dos cabos eleitorais e organizá-los para realizar a sua missão.
De igual modo, orientou as estruturas intermédias e de base do Partido para continuarem a exortar os militantes, amigos e simpatizantes a guardarem bem os seus cartões de eleitor e a começar a tomar providências para garantir a presença de todos no acto eleitoral.
O Camarada Presidente reafirmou que o cumprimento das orientações fundamentais, dos objectivos e metas fixadas é positivo, e por essa razão, o país está de facto a mudar e há avanços.
O Camarada Presidente apontou a estabilidade, o crescimento e o emprego, como a base do futuro projecto de sociedade do MPLA, tendo referido que é chegada a hora de “ANGOLA CRESCER MAIS E DISTRIBUIR MELHOR”.
O Camarada Presidente concluiu que a tolerância, a compreensão, o respeito mútuo, o respeito pela diferença e pela ordem pública, são elementos essenciais para infundir confiança a todos os cidadãos no processo eleitoral.
Após apreciação dos assuntos agendados, o Comité Central aprovou os seguintes documentos:
· Versão final do Programa de Governação do MPLA para o período 2012-2017;
· Manifesto Eleitoral do MPLA;
· Lista de Candidatos a Presidente da República, a Vice-Presidente da República e a Deputados à Assembleia Nacional pelo MPLA
Relativamente ao Programa de Governação do MPLA para o período 2012-2017 e ao Manifesto Eleitoral, o Comité Central, considerou que o foco principal continuará a ser:
§ Consolidar a paz e a democracia e preservar a unidade e coesão nacional;
§ O combate à fome e à pobreza;
§ A garantia dos pressupostos básicos necessários ao desenvolvimento;
§ A melhoria da qualidade de vida dos angolanos;
§ A inserção da juventude na vida activa;
§ O estímulo ao sector privado; e ao empresariado nacional em particular;
§ O reforço da inserção competitiva de Angola no contexto internacional.
O Comité Central enfatizou que o centro da acção de governação é o Povo, contando, para o efeito, com a participação activa de todas as forças vivas na condução dos destinos do País.
O Comité Central tomou conhecimento do estado de preparação do Partido para as Eleições Gerais, designadamente, da selecção de candidaturas de Deputados, da indicação dos Cabeças-de-Lista dos Círculos Eleitorais Nacional e Provinciais e da organização das subscrições de suporte às candidaturas.
O Comité Central, nos termos da alínea q) do artigo 70º dos Estatutos do Partido, aprovou a Lista de Candidatos a Deputados a Assembleia Nacional.
Para candidato a Presidente da República, o Comité Central aprovou, por unanimidade e aclamação, a indicação do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, como Cabeça-de-Lista do MPLA.
Para candidato a Vice-Presidente da República, o Comité Central aprovou, a indicação do Camarada MANUEL DOMINGOS VICENTE, para o nº2 da Lista de Candidatos a Deputados.
O Comité Central manifestou o seu reconhecimento e apreço aos efectivos das gloriosas FAA e da Polícia Nacional, que integraram a missão militar e de segurança para a reorganização das Forças Armadas e da Polícia da Guiné-Bissau e para a formação de quadros militares naquele país irmão, realizada ao abrigo do Acordo de Cooperação rubricado pelos dois países e congratulou-se pelo elevado grau de disciplina e de patriotismo com que desempenharam a tarefa.
O Comité Central reitera o seu apoio ao povo irmão da Guiné-Bissau e a sua total disponibilidade de continuar a contribuir em todas as acções que visem reforçar a democracia e a melhoria da qualidade de vida do seu povo.
Por ultimo, o Comité Central exorta todos os militantes, simpatizantes e amigos do Partido bem como das suas organizações sociais a participar activamente em todas as etapas da organização das Eleições Gerais, garantindo a vitória eleitoral do MPLA de forma clara, transparente e inequívoca.

Veja todas as notícias