Nos municípios de Luanda Percurso do MPLA abordado em palestras

Os municípios da província de Luanda, em toda a sua extensão, estiveram ao rubro neste sábado (05.12), com a realização de palestras sobre os 64 anos da fundação do MPLA, em que foram prelectores, maioritariamente, membros do Secretariado do Bureau Político e outras figuras de proa indicadas pela direcção do Partido.
No Município do Kilamba Kiaxi, a actividade foi orientada pelo Camarada Albino Carlos, Secretário para a Informação e Propaganda do Bureau Político do Comité Central, que esteve acompanhado de Engrácia Cabenha, a emblemática “Raínha” do 4 de Fevereiro e o nacionalista Hermínio Escórcio.
Albino Carlos fez uma incursão histórica à criação do MPLA, destacando que muitos dos nacionalistas angolanos fizeram história política em vários países de África.
Provocando a plateia, o Porta-voz do MPLA questionou a matriz do Partido, se é da esquerda ou da direita, para além de ter valorizado a democracia interna e o centralismo democrático no seio do MPLA.
Com a moderação do Camarada Tani Narciso, Membro do Comité Central a palestra teve momentos emocionantes de testemunhos sobre à trajectória do MPLA protagonizados pelos já citados Camaradas Engrácia Cabenha, e Hermínio Escórcio. 
Ao Camarada Salomão Xirimbimbi coube a missão de transmitir o percurso de luta e conquistas do MPLA aos seus militantes do município de Luanda, que saíram com conhecimentos reforçados sobre a vida do MPLA.
Acompanharam o Camarada Xirimbimbi, a Secretária Nacional da OMA, Luzia Inglês e o General de Exército na reserva, António França Ndalu.
Os camaradas Roberto Leal Monteiro “Ngongo” e Rodeth Gil acompanharam o Secretário para Administração e Finanças, Camarada Diógenes de Oliveira, que no Centro Desportivo Comunitário do Zango IV, por sinal, local em que foram abertas ontem (04.12) as jornadas comemorativas dos 64 anos da fundação do MPLA, para cumprir igual missão.
Na foz do Rio Bengo, município de Cacuaco, as figuras de proa da palestra foram os Camaradas Mário Pinto de Andrade, que na condição de prelector teve como auxiliares os Camaradas Ernesto dos Santos “Liberdade” e Ângela Bragança.
O histórico município do Cazenga, concretamente no Cine África, recebeu o antigo Secretário-Geral do MPLA, Camarada Álvaro Boa Vida Neto, que esteve ladeado de André Pitra Petroff e Adélia de Carvalho, que foram brilhantes na forma como partilharam conhecimentos sobre o percurso de luta e conquistas do Partido, que no próximo dia 10 completa 64 anos de existência. 
Pedro de Morais Neto, Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria esteve em missão de serviço no município de Talatona, precisamente no Centro de Conferência de Belas, suportado pelo capital político dos Camaradas Dino Matrosse e Albina Assís.
Bento Bento, Alberto Neto e Cândida Narciso foi a tripla que o MPLA enviou ao município de Belas, enquanto o Deputado à Assembleia Nacional, Camarada João Pinto, tendo como testemunhas o lendário Camarada Roberto de Almeida e a não menos conhecida Ruth Mendes.
O líder do Grupo Parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca e a Camarada Margarida de Almeida foram ao município da Quiçama, falar do mesmo tema que orientou a actividade marcada para hoje a nível de toda a província de Luanda.
De recordar que as jornadas comemorativas do 64º aniversário da fundação do MPLA foram abertas ontem (04.12), no Zango IV, Viana, em acto presidido pela Camarada Luísa Damião, Vice-Presidente do MPLA, que dentre vários aspectos condenou a delapidação do erário e reiterou o combate à corrupção, à impunidade e ao nepotismo, para além de assegurar que os alicerces do MPLA assentam em valores e princípios nobres como a promoção da defesa da independência, unidade nacional, paz, liberdade, justiça social, solidariedade, democracia, humanismo, bem como a dignidade da pessoa humana.

Veja todas as notícias