MPLA enaltece feitos dos antigos combatentes e veteranos da Pátria

Luanda, 09 SETEMBRO 13 - O Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Comité Central do MPLA realizou, sexta-feira (06), no Complexo Turístico Futungo 2, em Luanda, a sua 2ª Reunião Metodológica.

Dela saiu o seguinte: 

 

“COMUNICADO FINAL DA 2ª REUNIÃO METODOLÓGICA

DO DEPARTAMENTO DOS ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DA PÁTRIA DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA

 

Realizou-se, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, a II Reunião Metodológica do Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Comité Central do MPLA, no dia 06 de Setembro de 2013.

O discurso de abertura foi proferido pelo camarada vice-presidente do MPLA, que traçou os objectivos do encontro da reunião e realçou a sua grande importância e significado, pois realiza-se no mês de Setembro, em que celebramos “O Dia do Herói Nacional”, em homenagem ao saudoso Presidente António Agostinho Neto, Fundador da Nação e Primeiro Presidente da República de Angola.

No seu discurso, o camarada vice-presidente do Partido enalteceu os esforços empreendidos pelos valorosos patriotas, quer participantes da luta clandestina, quer presos políticos e guerrilheiros (antigos combatentes) contra o regime colonial português, sob a liderança do saudoso Presidente António Agostinho Neto, que proclamou a Independência Nacional, bem como aqueles que contribuíram para defesa da Pátria (veteranos da Pátria).

Ainda durante a sua intervenção, enalteceu que é justo o reconhecimento que merecem e que devem continuar a merecer os patriotas e nacionalistas que muitos fizeram para que hoje nos tornássemos no país que somos, independentemente das adversidades que tivermos de enfrentar.

Por outro lado, manifestou que o MPLA mantém o compromisso com todos os filhos da Pátria angolana e considera prioritária a promoção de acções de índole política, social, cultural e de formação, no âmbito de dignificar os antigos combatentes e veteranos da Pátria e seus familiares, como prova de valorização da contribuição por eles prestada.  

Ao referir dos esforços já empreendidos pelo Executivo, no incentivo ao surgimento das associações e organizações que, como suas parceiras, devem dar solução paulatina de muitos problemas que afligem os valorosos compatriotas e suas famílias, instou as associações que beneficiam do estatuto de Utilidade Pública a fazerem um pouco mais em prol dos seus associados, face a especificidade do seu tratamento e por beneficiarem do apoio financeiro do Executivo.

Por fim, esclareceu que esta reunião enquadra-se no âmbito das decisões da IV Reunião Metodológica Nacional sobre a Organização do Trabalho do Partido, realizada em Maio deste ano, felicitando o Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, pela realização desta reunião, pela pertinência e actualidade dos temas seleccionados e apelou para o exercício de reflexão contínua sobre o reconhecimento permanente e preservação dos feitos do povo angolano, pois a vida e a história de qualquer país começa com o conhecimento da história cultural do seu povo.

Orientou os trabalhos da II Reunião Metodológica, o camarada Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”, secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Participaram da reunião, os camaradas Carlos Alberto Ferreira Pinto, António Paulo Kassoma, respectivamente, secretários do BP/CC/MPLA para a Organização e Mobilização e para a Política de Quadros, o camarada Kundi Paihama, membro do Bureau Político e ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, responsáveis do  Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, representantes dos Departamentos e Gabinetes do Comité Central do MPLA, representantes da OMA e da JMPLA,  dos comités provinciais do Partido, directores Provinciais dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, membros da Bolsa de Colaboradores do Departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos a Pátria, representantes do  Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos a Pátria, representantes do Fundo de Pensão, SARL, representantes do Instituto de Reintegração Social dos Ex-Militares (IRSEM), representantes das associações de antigos combatentes e veteranos da Pátria.

A II Reunião Metodológica apreciou os principais documentos que irão conformar o trabalho dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria dos comités provinciais do Partido, para o período 2013/2014.

A II Reunião Metodológica analisou o funcionamento das áreas dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria nos comités provinciais do Partido, tendo recomendado, por conseguinte, o envolvimento e aperfeiçoamento maiores dos métodos de trabalho, visando assegurar, permanentemente, a operacionalidade destas áreas, com vista ao cumprimento das orientações definidas no domínio dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Ao apreciar as reflexões sobre o estado actual da situação dos antigos combatentes e veteranos da Pátria, bem como sobre fundamento legal do seu estatuto especial, a II Reunião Metodológica reconheceu o tributo e feitos históricos protagonizados pelos antigos combatentes e veteranos da Pátria, em prol da causa comum, assumindo o dever de honrar e velar pela sua protecção especial, reconhecendo estatuto privilegiado, com dignidade constitucional, passando por uma visão estratégica do Executivo.

Sobre o registo e controlo estatísticos dos antigos combatentes e veteranos da Pátria, os participantes recomendaram os métodos de trabalho para melhorar a base de dados.

Os participantes receberam orientações sobre o relacionamento institucional com os órgãos e organismos do Estado, bem como a participação dos antigos combatentes e veteranos da Pátria na vida partidária.

Os participantes à II Reunião Metodológica receberam informações sobre a Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, sobre o Sistema de Distinções do MPLA e do Decreto-Lei sobre as Bolsas de Estudo Internas.

Os participantes à II Reunião Metodológica aprovaram uma Moção de Apoio ao Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, manifestando o seu apoio incondicional e profundo.

Os participantes à II Reunião Metodológica dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria manifestaram a sua satisfação à Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol, pela conquista do Afrobasket, edição 2013, em Abidjan (Costa do Marfim), perfazendo 11 títulos africanos na história do basquetebol angolano.

Os participantes à II Reunião Metodológica expressaram os seus mais profundos sentimentos de pesar à família enlutada e à Associação dos Militares Mutilados de Angola, pelo falecimento do camarada Lourenço Umba, ocorrido nesta data.

MPLA - ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR

MPLA - MAIS DEMOCRACIA E MAIS DESENVOLVIMENTO

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA

A VITORIA É CERTA.

Luanda, aos 06 de Setembro de 2013.

A II  REUNIÃO METODOLÓGICA”. 

Veja todas as notícias