MPLA e PSD do Benin reúnem-se em Luanda

O encontro abordou (24) temas da cooperação interpartidária e, no âmbito do Comité África da Internacional Socialista, os actuais desafios do continente.

 

Luanda, 24 JULHO 13 - O secretário-geral do MPLA, camarada Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” e o presidente do Partido Social Democrata do Benin e do Comité África da Internacional Socialista, Emmanuel Golou, mantiveram, na manhã de hoje, quarta-feira (24), em Luanda, um encontro de trabalho.

Na reunião, realizada na Sede Nacional do Partido, os dois dirigentes e respectivas delegações debruçaram-se sobre as relações de cooperação entre o MPLA e o PSDB e, no âmbito do Comité de África da IS, sobre os actuais desafios do continente africano e do Mundo, com realce para os acontecimentos na Côte d’Ivoire, no Malí e na República Centro Africana.

No final, Emmanuel Golou disse, à Comunicação Social, que decidiram intensificar a troca de delegações interpartidárias, “para que possamos beneficiar da experiência de cada um dos nossos partidos, na perspectiva do reforço das relações de cooperação”.

A propósito, aquele dirigente realçou que as posições do MPLA e do PSDB são as assumidas pela União Africana, que condenam a tomada do poder pela força, privilegiando, sempre, a disputa político-eleitoral.

Integraram a delegação do MPLA, o secretário do Bureau Político para os Assuntos Políticos e Eleitorais e, em exercício, para a Informação, camarada João Martins “Jú”, os directores dos departamentos de Informação e Propaganda (DIP) e de Relações Internacionais (DRI) do Comité Central, respectivamente, Carolina Fortes e Pedro Chaves e o chefe de Divisão África do DRI, Maquento Lopes.

Emmanuel Goulou, que chegou terça-feira (23) a Luanda, para uma visita de quatro dias, por seu lado, esteve acompanhado pelo seu assistente Tokoui Hervé Guillaume.  

A delegação do PSDB e do Comité África da IS desloca-se amanhã (25) à província de Benguela, litoral-sul de Angola, onde vai conferenciar com o Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA e, depois, visitará o Porto do Lobito e o CFB (Caminho-de-Ferro de Benguela).

A Internacional Socialista, de que o MPLA e o PSDB são membros, é uma organização mundial dos partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas, que foi fundada em 1951.

PortalMPLA/AB

 

Veja todas as notícias