MOXICO: MPLA reabilita casa de hospedagem do Presidente Agostinho Neto

O 1.º secretário do Comité Provincial, camarada Gonçalves Muandumba, anunciou o início das obras ainda neste mês de Julho.

PortalMPLA, 19 JULHO 18 (5ª FEIRA) - A antiga casa onde se hospedava, na província do Moxico (fotos), o saudoso Camarada Presidente Agostinho Neto, Fundador da Nação Angolana, será reabilitada a partir deste mês de Julho, para a sua conservação e valorização, pelo papel desempenhado no histórico processo da Luta de Libertação Nacional.

A garantia foi dada na última sexta-feira (13) pelo primeiro-secretário do Comité Provincial do Moxico do MPLA, camarada Gonçalves Muandumba, aos militantes do Partido e às autoridades tradicionais do bairro Mandembué, arredores da cidade do Luena, durante uma visita de constatação efectuada ao edifício, parcialmente danificado e abandonado.

Na ocasião, aquele dirigente manifestou o desejo de ver as infra-estruturas do edifício, também conhecido por “Casa/Museu”, totalmente reabilitadas e transformá-las num espaço para a realização de debates comunitários.

Gonçalves Muandumba prevê, igualmente, requalificar o recinto com equipamentos de lazer para a ocupação dos tempos livres da juventude, de forma a recuperar a mística do bairro mais “famoso” e populoso da cidade do Luena.

Para o efeito, orientou os responsáveis do sector das obras públicas e infra-estruturas no sentido de fazerem o levantamento do estado de degradação do imóvel e iniciar com as obras, o mais rápido possível, para permitir acolher a reunião do Comité de Acção do Partido (CAP – Mandembué), prevista para o final do mês.

De construção definitiva, a casa de chapa de zinco, que comporta dois quartos, uma sala, cozinha e um vasto quintal coberto por mangueiras, foi o bastião de Agostinho Neto, por constituir na década de 1970 o local da sua hospedagem, sempre que visitasse a província do Moxico.

/SNP

Veja todas as notícias