Mensagem de Condolências sobre o Falecimento do Camarada Carlos Alberto Van-Dúnem "BETO VAN-DÚNEM"
PortalMPLA,17 JANEIRO 20, (SEXTA-FEIRA)- "O Bureau Político do Comité Central do MPLA cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do distinto militante do Partido, Camarada Carlos Alberto Van-Dúnem, “Beto Van-Dúnem”, ocorrido na quinta-feira, 16 de Janeiro, em Luanda, por doença.
Nacionalista exemplar e combatente de primeira linha da luta anti-colonial, Beto Van-Dúnem jogou um papel importante na Clandestinidade, sendo um dos mais intrépidos integrantes do histórico “Processo dos 50”, que serviu de chamariz para a Independência de Angola.
O desaparecimento físico do Camarada Beto Van-Dúnem, que contava 85 anos de idade, representa um duro golpe às acções que visam a preservação da nossa História e Memória colectiva, pelo que urge a divulgação do legado político de todos os compatriotas envolvidos na luta que conduziu ao nascimento de Angola enquanto País livre e soberano.
Dentre as diversas funções de alta responsabilidade a nível do Partido e do aparelho central do Estado que desempenhou ao longo da sua vida recheada de grande engajamento militante e patriótico, Beto Van-Dunem notabilizou-se como Ministro do Comércio, no período de 1978 à 1981, e Deputado à Assembleia Nacional, para além de ter tido uma brilhante passagem pela direcção do então DOM/MPLA.
Nesta hora de profunda comoção, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos seus militantes, simpatizantes e amigos, inclina-se perante a memória do Camarada Beto Van-Dúnem e endereça à família enlutada os seus mais sentidos pêsames.
MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM, CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL.
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE.
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
Luanda, 17 de Janeiro de 2020.
O BUREAU POLÍTICO".
/www.mpla.ao