Luanda: Homenagem aos protagonistas do içar da Bandeira angolana

Bandeira


O falecido comandante Imperial Santana, herói do início da Luta Armada de Libertação Nacional e o então pioneiro Diniz Canhanga hastearam a Bandeira nacional pela primeira vez, há 37 anos.   

Luanda, 29/11 - O Comité Provincial de Luanda do MPLA homenageou, na noite de quarta-feira (28), os dois protagonistas que içaram, no dia 11 de Novembro de 1975, na capital do país, a Bandeira da República de Angola, no acto de proclamação da independência nacional.

Assim, foram homenageados, a título póstumo, o comandante Imperial Santana, herói do 04 de Fevereiro e Diniz Canhanga, então adolescente com 12 anos de idade, os dois cidadãos que hastearam a Bandeira nacional pela primeira vez.

Na cerimónia, o primeiro-secretário do CPP, camarada Bento Bento, declarou que o gesto de há 37 anos marcou o início da glorificação, que deve ser contínua, de todos os heróis sacrificados pela libertação de Angola.

Ainda assim, aquele dirigente realçou que o MPLA, ao lembrar as duas ilustres figuras, estava, também, a fazer justiça à sua própria história, enquanto formação política que, todos os dias, trabalha arduamente para o bem-estar de todos os angolanos.

AB

Veja todas as notícias