Leste de Angola: MPLA recomenda acções para o desenvolvimento

Leste

Três comités provinciais do Partido realizaram, recentemente na cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, mais um encontro regional, o terceiro do género. Na foto, obras no Aeroporto de Dundo (Lunda-Norte). 

Saurimo, 05/03 – Os comités provinciais da Lunda-Norte, da Lunda-Sul e do Moxico do MPLA recomendaram, aos governos das respectivas províncias, a realizarem estudos aprofundados sobre a elaboração de planos de desenvolvimento da região leste de Angola.

Reunidos, recentemente na cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, no seu 3º Encontro Regional, os três CPP orientaram os executivos locais a continuarem a desenvolver acções no domínio económico e social, para a contínua melhoria das condições de vida das respectivas populações.

Deste modo, os CPP recomendaram a conclusão das obras de reabilitação das estradas nacionais 180 (Luena/Saurimo/Dundo), 225 (Dundo/Xá-Muteba) e 230 (Malanje/Saurimo), a construção da estrada Luena/Kuito, a conclusão da Aerogare do Luena, a construção da estrada Luena/Luau, a concretização do Projecto de Requalificação das cidades do Luena, de Saurimo e do Dundo e a conclusão das obras do Aeroporto do Dundo.

Igualmente, recomendaram a conclusão da Aerogare de Saurimo e do Caminho-de-Ferro de Benguela, a construção da Barragem Hidroeléctrica sobre o Rio Chihumbue, na Lunda-Sul, o combate às ravinas na região, a construção e conclusão de hospitais provinciais e regional, a construção de hospitais de referência em todas as sedes municipais e a concretização do Subprograma Nacional Habitacional.

Ainda nessa reunião, os três CPP orientaram, os respectivos governos provinciais, para que, nos próximos Programas de Investimento Público, inscrevam a aquisição de kits de terraplanagem para as administrações municipais e a expansão dos sinais da RNA e da TPA às todos os municípios.

Finalmente, os três CPP recomendaram o melhoramento e expansão da telefonia móvel, a flexibilização na concessão do crédito agrícola de campanha e investimento, a emissão do Bilhete de Identidade e do Assento de Nascimento gratuito em todos os municípios, a extensão do programa Angola Jovem a todos os municípios e a conclusão e extensão de agências bancárias nos municípios em que estas não existam.

JF/AB

Veja todas as notícias