Jorge Dombolo: MPLA cuida pelo aumento da sua influência na sociedade

*Entrevista do secretário do Bureau Político do Comité Central para a Organização e Mobilização, na foto, ao PortalMPLA.

 

Luanda, 14 JULHO 16 (5ª FEIRA) – Por motivo da realização, nesta quinta-feira, em Luanda, da 4ª Reunião Nacional sobre a Gestão de Militantes do MPLA, o secretário do Bureau Político do Comité Central do Partido para a Organização e Mobilização, camarada Jorge Dombolo, na foto, concedeu a seguinte entrevista ao PortalMPLA:

PortalMPLA: Que objectivos estão na base da realização, pelo Departamento de Organização e Mobilização (DOM) do Comité Central do MPLA, da 4ª Reunião Nacional sobre a Gestão de Militantes?

Jorge Dombolo: Os objectivos fundamentais, que estão na base da realização da 4ª Reunião Nacional sobre a Gestão de Militantes, são os seguintes: Aprimorar o trabalho de recolha e tratamento de dados estatísticos do Partido, a todos os níveis; Aprofundar as matérias a constar do Relatório do Comité Central ao 7º Congresso Ordinário do MPLA, sobre os dados estatísticos dos militantes do Partido; Potenciar as habilidades e o enfoque nas competências e conhecimentos dos quadros, na elaboração, na organização e na avaliação de mapas estatísticos;

Igualmente, avaliar o processo de preenchimento dos livros de Registo de Militantes; Incutir, aos quadros, as preocupações que devem ter em relação às características e sobre a fiabilidade das fontes e dos dados estatísticos recolhidos; Mobilizar a forma de participação dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, no previsto processo de actualização do registo eleitoral.

Este tipo de reuniões do DOM/CC realizam-se, regularmente, uma vez por ano.

 

PortalMPLA: Que resultados espera dessa reunião metodológica?

JD: Pretende-se, com essa reunião metodológica, conhecer, por um lado, o domínio que os quadros, que trabalham nesta área, têm sobre as principais orientações existentes. Por outro lado, capacitar os mesmos sobre outros desenvolvimentos à volta da tarefa de Gestão e Controlo de Militantes.

 

PortalMPLA: Como caracteriza o Partido, em termos de organização dos militantes e de mobilização de cidadãos angolanos?

JD: O MPLA continua a estender a sua acção principal junto da sua massa militante, sem descurar os simpatizantes e os amigos do Partido.

A preocupação da Direcção do Partido aos vários níveis, relativamente ao reforço e consolidação da organização dos militantes, tem em vista o aumento da sua influência na sociedade, difundindo os seus ideais.

Mantendo as suas estruturas assentes no princípio da territorialidade, as actividades do MPLA, em termos de organização dos militantes e de mobilização dos cidadãos, têm sido suportadas com base nas estratégias de crescimento do Partido, realizadas com regularidade.

PortalMPLA: Quais os maiores desafios do DOM/CC, na fase actual?

JD: O DOM é a estrutura auxiliar de apoio especializado ao Comité Central, ao Bureau Político e ao seu Secretariado, que tem por finalidade a concepção, o estudo e a análise das formas e dos métodos de organização e de funcionamento dos órgãos, dos organismos e das organizações de base do Partido.

Para além das tarefas gerais consignadas no Plano Geral de Actividades do MPLA, aprovado pelo Comité Central, o DOM exerce um apoio contínuo ao CC, ao Bureau Político e ao seu Secretariado, na concepção, estudo e elaboração das estratégias e políticas do Partido, no domínio da organização, mobilização e no funcionamento dos órgãos e organismos de direcção e nas organizações de base.

PortalMPLA/JSA/AB

 

 

Veja todas as notícias