JOÃO LOURENÇO: Saneamento do meio para prevenir doenças

O candidato do MPLA dialogou, neste sábado, 25, com os trabalhadores do Hospital Municipal do Zango, em Viana.

 

Zango, 25 MARÇO 17 (SÁBADO) – Depois de visitar o Hospital Municipal do Zango, na manhã deste sábado, 25, o Camarada João Lourenço declarou à Imprensa que as autoridades do Estado e as populações devem priorizar as acções de prevenção de doenças, viradas para o saneamento básico do meio.

Apesar disso, o candidato do MPLA a Presidente da República de Angola, que dialogou com os trabalhadores dessa instituição, valorizou a potenciação dos hospitais do País, que devem trabalhar para uma boa saúde do povo, ao lado dos esforços preventivos à doença.

O Hospital do Zango, cuja primeira fase foi inaugurada em 2015, tem serviços de pediatria, medicina, ecografia, obstetrícia, análises clínicas, de vacinação, possui uma sala de partos e faz a testagem voluntária do HIV/SIDA e acompanhamento aos seropositivos. Só no ano de 2016, esta unidade sanitária consultou 109 mil e 510 pacientes, 54 por cento dos quais crianças. Actualmente a média de atendimento diário é de 600 pessoas.

Com o término da segunda fase do hospital, previsto para o fim deste ano, passará a ter uma capacidade de internamento de 80 camas, dois blocos operatórios e área de esterilização.  

O município de Viana, com uma população de um milhão, 648 mil e 633 habitantes, conta com 22 unidades sanitárias, sendo 12 postos, sete centros e três hospitais municipais, das quais cinco estão no distrito urbano do Zango. O funcionamento destes enquadra-se no grande esforço da municipalização da saúde, que visa levar os serviços cada vez mais perto do cidadão e com melhor atendimento.

PortalMPLA/AB 

Veja todas as notícias