JOÃO LOURENÇO: “Prioridade aos países vizinhos”

In discurso de investidura presidencial. Luanda, 26.09.17.

 

Luanda, 24 NOVEMBRO 17 (6ª FEIRA) – “No que diz respeito às relações no continente africano, será dada prioridade aos países vizinhos, na base de relações de boa-vizinhança e de cooperação. Dada a sua proximidade, essas são relações importantes para a defesa, a segurança e o desenvolvimento da sub-região austral, sem descura, obviamente, os países da SADC, com os quais Angola partilha afinidades geopolíticas.

A União Africana ocupa um lugar de suma importância para Angola e, por essa razão, o nosso País deverá permanecer como um dos maiores contribuintes para o seu orçamento.

Vamos conduzir uma política de aproximação aos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com vista à troca de informações no domínio da segurança, para a prevenção e combate ao terrorismo.

Angola deve, pois, manter o seu papel de actor importante na manutenção da paz na sua sub-região, actuando de maneira firme nas organizações das quais faz parte.

Pela sua importância histórica e pela necessidade de continuar a cultivar os laços forjados no período da conquista e consolidação das nossas independências, a relação com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) vai estar sempre presente nas nossas opções”.

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias