JMPLA- Comemora 57º Aniversário da sua Fundação
Militantes, simpatizantes , amigos da JMPLA e o povo em geral celebram no dia 23 de Novembro os 57 anos da fundação da JMPLA.
PortalMPLA, 21 NOVEMBRO 19 (5ª FEIRA) – No âmbito das festividades do 57.º Aniversário da comemoração da Fundação da JMPLA, assinalado a 23 de Novembro do corrente, o Secretariado Nacional da JMPLA leva a efeito, a partir das 08H30M deste Sábado (23), no “Dream Speace”, no Município de Viana, em Luanda, o Acto Central da Celebração da Força Juvenil do MPLA.
O acto que será presidido pela Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, terá como lema da jornada comemorativa, “ JMPLA – Pela cidadania e pelo progresso, construamos um futuro melhor”.
As festividades serão realizadas com manifestações com vista a exaltar a data e as acções que vêm sendo materializadas pelo Executivo sob liderança do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA e da República de Angola, constantes do Plano de Desenvolvimento Nacional.
Como parte das acções multidisciplinares, que visam saudar condignamente a data, serão realizadas palestras, actividades recreativas e culturais, caravanas políticas e patrióticas etc.
Entre outras actividades, durante a jornada foram programadas campanhas de moralização cívica, além de visitas a locais históricos e encontros de gerações com a qual se busca dar mais visibilidade e promover o respeito aos heróis.
A JMPLA é a Organização Juvenil do MPLA fundada a 23 de Novembro de 1962 em Leopoldville (actual Kinshasa) ex - Zaíre, no início da guerra de libertação nacional contra o jugo colonial, concebida pelo MPLA como seu viveiro juvenil.
A sua criação teve como objectivo promover a cultura, a educação, a elevação da consciência política e patriótica, bem como a mobilização da juventude para os objectivos da luta de libertação nacional então vigente.
José Mendes de Carvalho “ Hoji-Ya-Henda” é o exemplo inequívoco da participação activa da juventude angolana na luta pela libertação de Angola, pela sua dedicação, tombou a 14 de Abril de 1968, aos 26 anos de idade, no assalto ao Quartel de Karipande, Comuna de Lumbala Caquengue, na província do Moxico.
LN/HT
/www.mpla.ao