IS (03): MPLA manifesta preocupação pela insegurança mundial

O secretário-geral do Partido, camarada Dino Matrosse, defendeu (25), na Reunião Anual do Presidium da Internacional Socialista, a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, com a inclusão de novos membros permanentes.

 

Nova Iorque, 03 OUTUBRO 14 (6ª FEIRA) – O secretário-geral do MPLA, camarada Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, classificou a actual situação de insegurança mundial de muito preocupante, pois que, segundo disse, não há memória de que, nos últimos 30 anos, se tivesse vivido um ambiente como o que hoje se verifica.

O camarada Dino Matrosse usava da palavra (25) na Reunião Anual do Presidium da Internacional Socialista e de chefes de Estado e de Governo desta família política internacional, que decorreu na Sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, à margem da 69ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.  

O dirigente angolano sublinhou que os conflitos, em várias regiões do planeta, com particular incidência no norte de África e no Médio Oriente, associados ao flagelo do Ébola, na África Ocidental, que têm dizimado milhares de seres humanos, “remetem-nos a uma conjuntura sem precedentes, mobilizando todos, para uma resposta adequada”.

Ao abordar o momento político do continente africano, Dino Matrosse apontou a situação na conturbada região dos Grandes Lagos, cuja conferência internacional, a CIRGL, Angola preside, tendo destacado o empenho pessoal do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, na busca de um clima de paz permanente.

Sobre as reformas do sistema das Nações Unidas, o SG do MPLA, que é vice-presidente da Internacional Socialista, declarou que as mesmas passam, necessariamente, pela ampliação do seu Conselho de Segurança, através da inclusão de novos membros permanentes.

“Nos moldes actuais, torna-se difícil esta instituição mundial assumir uma acção preventiva e indiscriminadamente punitiva, onde as circunstâncias assim obriguem” - ressaltou.

A contribuição da Internacional Socialista à paz e à segurança internacional, os actuais conflitos no Mundo e a sua agenda sobre a igualdade na economia global foram os temas da reunião anual do Presidium da IS.

A Internacional Socialista é uma organização supranacional, que busca a divulgação e a implementação do Socialismo Democrático, através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas.

PortalMPLA/JÉME/AB

 

Veja todas as notícias