Faleceu camarada Maria Judith dos Santos, membro fundador da OMA

A ex-dirigente da organização feminina do MPLA morreu, domingo (01), em Lisboa, Portugal, por doença.

 

Luanda, 03 NOVEMBRO 15 (3ª FEIRA) – “Foi com profunda dor e consternação que o Secretariado Executivo Nacional da OMA tomou conhecimento do passamento físico da Camarada Maria Judith dos Santos, “Mariazinha”, uma das fundadoras da OMA, ocorrido no dia 01 de Novembro de 2015, em Lisboa, vítima de doença. 

Destacada militante, iniciou as suas actividades em prol da Organização da Mulher Angolana na clandestinidade, em Leopoldiville, Kinshasa, onde demonstrou, de forma ímpar, o seu patriotismo e amor ao próximo. Uma Camarada que, desde o início da luta armada, esteve ligada ao MPLA, na longa e dura luta pela libertação de Angola e conquista da Independência Nacional.

A Camarada Maria Judith dos Santos desde muito cedo envolveu-se na luta de clandestinidade, onde realizou actividades de disseminação de informação política, solidariedade com os angolanos detidos nas cadeias, apoio aos guerrilheiros e às famílias, assim como participou activamente no Centro Voluntário de Assistência aos Angolanos e Refugiados (CVAAR) e nos Serviços de Assistência Médica (SAM). 

Entre outras formas de apoio ao MPLA e seu ideal político, a Camarada Maria Judith dos Santos, nos primórdios da luta de libertação, exerceu várias funções entre as quais as de membro do Secretariado Executivo Nacional da OMA e de Secretária para as Relações Exteriores, onde soube transmitir a sua experiência a uma geração de mulheres.

A OMA recorda, neste momento de tristeza, a elevada auto-estima de Maria Judith dos Santos, bem como o espírito nacionalista, que a levaram a separar-se da família e a juntar-se ao MPLA, nas suas várias etapas de luta e intervenção política.

Neste momento de dor e consternação a Organização da Mulher Angolana apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada, aos amigos que com ela conviveram, aos militantes e simpatizantes.

SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL DA OMA, AOS 02 DE NOVEMBRO DE 2015.

SECRETÁRIA-GERAL DA OMA, LUZIA INGLÊS VAN-DÚNEM “INGA”, MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.

PortalMPLA/OMA/AB

 

 

Veja todas as notícias