Executivo de Angola adverte rádio da UNITA por conduta errada

Comunicação


A mesma advertência estendeu-se (15) ao semanário Folha 8, propriedade de um alto dirigente da CASA-CE, William Tonet.

 Luanda, 15 Maio 13 - O Ministério angolano da Comunicação Social instou, nesta quarta-feira (15), as direcções de dois “órgãos” ditos privados, sendo um de rádio e outro de imprensa, para corrigirem, imediatamente, a sua conduta, que é a de apelo constante à desordem pública.

Aquele departamento ministerial do Executivo da República de Angola apelou à “Rádio Despertar”, pertença do partido UNITA e ao semanário “Folha 8”, propriedade de um alto dirigente da CASA-CE, William Tonet, para que obedeçam as regras da democracia, sob pena de tomada de medidas administrativas, que essa prática merece.

Num comunicado, o Ministério da Comunicação Social (MCS) manifestou-se preocupado com o conteúdo das mensagens veiculadas pelos programas da “Rádio Despertar”, nos quais são proferidas, diariamente, ofensas e calúnias contra as instituições do Estado e contra os titulares de órgãos de soberania, assim como apelos à desordem pública e, mesmo, à sublevação.

No documento, o MCS sublinhou que, caso perdure a conduta desses pretensos “órgãos de comunicação social”, poderão ser tomadas medidas administrativas e judiciais, nos termos da lei angolana.

“O Ministério da Comunicação Social adverte que, em caso de não acatamento desta decisão, essas medidas de correcção podem culminar na suspensão temporária das emissões da ‘Rádio Despertar’, até decisão definitiva dos órgãos judiciais” – lê-se no comunicado.

O comunicado realça que esta medida aplica-se, por iguais razões, ao semanário ‘Folha 8’.

Por outro lado, o MCS reiterou o seu engajamento, na defesa intransigente da liberdade de expressão e de imprensa, consagradas na Constituição angolana e incentivou todos os Órgãos de Comunicação Social do país a prosseguirem no cumprimento da sua linha editorial, no quadro da ética e da deontologia profissionais.

PortalMPLA/AB

Veja todas as notícias