Delegação do MPLA, participa nas comemorações do 40º aniversário da Fundação da Frente Polisário

Adriano Meireles


 

Uma delegação do MPLA, chefiada pelo membro do Comité Central, o camarada Adriano Meireles Patrocínio, participou (10/05) nas comemorações do 40º aniversário da Fundação Frente Polisário, Partido político da Republica Árabe do Saharaui Democrática.

 Durante a sua estadia na Republica Árabe do Saharaui Democratica, a comitiva do MPLA manteve vários contactos com dirigentes da Fundação Frente Polisário, aonde abordaram assuntos de caracter bilateral no quadro das relações de cooperação e solidariedade que une os 2 países há muito tempo.

A Frente Polisário é um Movimento de Libertação Nacional do Sahara Ocidental, fundado em 10 de Maio de 1973.

A organização luta pela libertação e autodeterminação do Sahara Ocidental e é reconhecida internacionalmente como o representante legítimo do povo Saharaui.

Em 27 de Fevereiro de 1976, sob a direcção da Frente Polisário é proclamada a República Árabe Saharaui Democrática (RASD), e é reconhecida por vários países, particularmente de África e da América Latina. A RASD é membro fundador da União Africana.

Actualmente uma parte considerável do território do Sahara Ocidental encontra-se sob ocupação do Reino de Marrocos, apesar das varias resoluções das Nações Unidas que recomendam a realização de um referêndum para autodeterminação do povo Saharaui.

Republica Árabe do Saharaui Democratica obteve o apoio de Angola para ser admitida em 1982 na Organização de Unidade Africana (OUA).

OMPLA mantem com a Frente Polisário boas relações de amizade e de solidariedade.

PortalMPLA/LM

Veja todas as notícias