Declaração do MPLA sobre o 38º aniversário da independência
O Bureau Político do Partido exaltou, neste domingo (10), a consolidação da reconciliação e coesão nacionais e a estabilidade política de Angola.
Luanda, PortalMPLA, 10 NOVEMBRO 13 – “Pela celebração do 38º aniversário da proclamação da Independência Nacional de Angola, o Bureau Político do MPLA, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça as mais vivas felicitações a todo o Povo Angolano, certo de que ele continuará a ser o garante seguro da manutenção, valorização e ampliação de todas as conquistas até aqui alcançadas.
Trinta e oito anos são passados desde o 11 de Novembro de 1975, data em que o MPLA, na voz do saudoso Presidente Agostinho Neto, proclamou, perante a África e o Mundo, a Independência Nacional, passando Angola de colónia portuguesa a Estado soberano, para orgulho de todos os seus filhos.
Volvidos todos estes anos, os angolanos continuam empenhados na materialização dos ideais da independência, que custou a vida de muitos patriotas. Há 11 anos conquistámos a paz efectiva e o país regista hoje a consolidação da reconciliação e coesão nacionais, a estabilidade política e tem-se afirmado, cada vez mais, como um Estado democrático e de direito, funcionando de acordo com a Constituição e com as demais leis.
No entanto, muito há ainda a fazer. Assim, o Plano Nacional de Desenvolvimento, para o período 2013/2017, está focado no combate à fome e à pobreza e no aumento da qualidade de vida dos angolanos, de Cabinda ao Cunene, transformando a riqueza potencial, que constituem os recursos naturais de Angola, em riqueza real e tangível.
Ao assinalarmos esta data, a mais significativa na história de Angola, o MPLA reafirma a pertinência das políticas económicas em vigor, ressaltando que o crescimento económico deve, necessariamente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos angolanos, promovendo o desenvolvimento local e corrigindo as assimetrias regionais.
Deste modo, através do seu Executivo, o MPLA continuará a desenvolver e consolidar acções que visam uma melhor repartição do rendimento nacional; a apoiar os programas municipais de desenvolvimento integrado e de combate à pobreza; a melhorar a implementação, de forma integrada, dos programas de rendimento mínimo e outras formas de protecção social.
Igualmente, continuará a promover acções que visam a gestão sustentada dos recursos naturais e do ambiente, a expansão e melhoria significativa da qualidade do sistema de educação, a ampliação e melhoria dos serviços de saúde, prestando uma atenção especial aos antigos combatentes e veteranos da Pátria, bem como à reinserção social dos ex-militares.
Neste contexto, o MPLA reconhece que o principal ingrediente para melhorar a qualidade da governação é a transparência e o sentido de missão dos servidores públicos.
Por este facto, para que se assista ao aumento da eficácia e da eficiência da Administração Pública, o MPLA defende o combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos, visando o aumento da produtividade nos serviços e do papel fiscalizador da sociedade, através dos mecanismos estabelecidos pela Constituição da República de Angola e pelas leis ordinárias em vigor no país.
Não obstante os inúmeros ganhos obtidos pelos angolanos, nestes 38 anos, cujo realce vai, sem sombra de dúvidas, para o fim do conflito armado, muito ainda tem de ser feito, para honrarmos, condignamente, a memória dos nossos heróis.
Assim, o MPLA convida todas as forças vivas da sociedade a se juntarem ao grande esforço, visando promover o desenvolvimento e a justiça social, fazendo de Angola um bom país para se viver.
VIVA O 11 DE NOVEMBRO
VIVA A INDEPENDÊNCIA NACIONAL
“COMEMOREMOS O 11 DE NOVEMBRO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO E A JUSTIÇA SOCIAL”.
MPLA- ANGOLA A CRESCER MAIS E A DISTRIBUIR MELHOR
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA
Luanda, 10 de Novembro de 2013.
O BUREAU POLÍTICO”.
PortalMPLA/CF/AB