Declaração do Bureau Político do MPLA sobre o Dia da Paz

O BP do Partido exaltou (03) a vontade e a dedicação do povo angolano e a confiança deste na liderança do Arquitecto da Paz, o Camarada José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA e da República de Angola.

Luanda, 03 ABRIL 14 – “O Povo Angolano comemora, com júbilo, o 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, efeméride que este ano se assinala sob o lema “PELA PAZ E UNIDADE NACIONAL, CONSOLIDEMOS A DEMOCRACIA”.
A 4 de Abril de 2002, os Angolanos deixaram para trás os longos e penosos anos de guerra civil, reinante no país desde a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975 e escreveram uma nova página na história de Angola, na qual as palavras paz, reconciliação e desenvolvimento ocupam lugares cimeiros.
Ao assinalarmos o 12° aniversário deste facto histórico, o Bureau Político do MPLA reitera a sua convicção de que a paz, obtida em 2002, é, seguramente, o maior bem público que Angola conquistou, como resultado da vontade e dedicação do Povo Angolano e da confiança deste na liderança do Presidente da República, o Camarada José Eduardo dos Santos, que, de modo inteligente, firme e estratégico, conduziu os esforços para o seu alcance e está a conduzir a reconstrução do país, rumo ao desenvolvimento e ao progresso.
Como referiu o Arquitecto da Paz, o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, “sabemos, por experiência própria, quão dolorosos são os efeitos da guerra e quais os valores que a paz propícia e encerra”, assim, o Bureau Político exorta os Angolanos a preservarem este precioso bem, que permite aos filhos deste país sonharem com um futuro de prosperidade, desenvolvimento e bem-estar social.
Nesta senda, os angolanos são incentivados a pautarem a sua conduta de acordo com os ditames da democracia, do respeito pelas instituições e pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, assumindo uma postura tolerante e reconciliadora, abstendo-se de comportamentos passíveis de macular o clima de paz e harmonia que o país vive e que orgulha todos os seus filhos.
Ao celebrarmos o 4 de Abril, os Angolanos são convidados a reflectir sobre os ganhos da paz, que estão a mudar o país, para melhor, com realizações cada vez mais vividas e sentidas pelos cidadãos, onde despontam novas cidades, aeroportos, pontes, estradas, universidades, escolas, hospitais, centros de saúde, etc., sem deixar de ressaltar a estabilidade macroeconómica e a promoção do emprego, que vai trazer consigo a paz social.
Dentro de dias, mais uma gigantesca tarefa se vai iniciar, só possível porque vivemos um ambiente de verdadeira paz, a realização do Censo Geral da População e Habitação.
Ao assinalarmos os 12 anos do calar definitivo das armas, o Bureau Político do MPLA saúda todo o Povo Angolano, de Cabinda ao Cunene e exorta-o a apoiar o Executivo e a contribuir na materialização do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 e do Plano Nacional de Formação de Quadros, instrumentos importantes que vão fazer Angola crescer mais e distribuir melhor e ser um bom país para se viver.
PELA PAZ E UNIDADE NACIONAL, CONSOLIDEMOS A DEMOCRACIA.
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA
Luanda, 03 de Abril de 2014.
O BUREAU POLÍTICO DO MPLA”.
PortalMPLA/CF/AB

Veja todas as notícias