DECLARAÇÃO DE VOTO DO GRUPO PARLAMENTAR DO MPLA POR OCASIÃO DA APROVAÇÃO DO OGE

Na íntegra declaração de voto, proferida pelo Camarada Américo Cuononoca, Presidente do Grupo Parlamentar MPLA

PortalMPLA, 13 DEZEMBRO 19 (6ª FEIRA) –" EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

SENHORES DEPUTADOS

EXCELÊNCIAS MEMBROS DO EXECUTIVO

ANGOLANOS E ANGOLANAS

O Grupo Parlamentar do MPLA, votou favoravelmente o OGE/2020, por considerar, que sem este instrumento primordial de governação, consubstanciado na arrecadação de receitas e previsão de despesas, não haverá a concretização dos programas e projectos de desenvolvimento económico, social, técnico-científico em prol da melhoria das condições de vida das nossas populações.

Não há magia para combater a fome, a pobreza e para desenvolver o país, fora do OGE.

Temos consciência dos momentos difíceis que a nossa economia está a passar, adicionados aos compromissos da dívida interna e externa e que absorve avultadas somas, mas assumidos com muita responsabilidade e sentido de Estado.

Este constrangimento financeiro nos remete a considerar este Orçamento como o mais possível ao contexto actual.

Mesmo assim, o Sector Social foi privilegiado por ser o mais que atende situações inadiáveis e vulneráveis.

Não votar favoravelmente o OGE é uma declarada inviabilização consciente da governação e do desenvolvimento.

Quem assim procede de forma recorrente, está a negar aos angolanos e não só, a melhoria das suas condições de vida.

Na história deste Parlamento não há registo de votos favoráveis da oposição referente ao OGE. Ao votar contra este OGE, a oposição demonstrou mais uma vez, por outras palavras, que não a educação, não a saúde, não a água, não a energia, não as estradas ou melhor, não a satisfação das prementes necessidades do nosso povo generoso.

Paradoxalmente, a mesma oposição que hoje nega o OGE, amanhã vai aparecer exigindo cinicamente os resultados dos programas e projectos de desenvolvimento que não aprovou.

O MPLA e o seu Grupo Parlamentar, pela elevada preocupação, responsabilidade e consciência patriótica de ver cada vez mais resolvidos os problemas do povo, incentivam o Executivo dirigido por Sua Excelência Presidente da República Dr. João Manuel Gonçalves Lourenço a prosseguir com as reformas para a materialização dos objectivos e metas preconizados para o exercício económico de 2020.

Portanto, a razão central do nosso Voto Favorável, é de traduzir a expressão da vontade das nossas populações que almejam que “O mais importante é resolver os problemas do povo.

/www.mpla.ao

Veja todas as notícias