De nível provincial Cuito tem nova unidade hospitalar

A província do Bié conta com uma nova unidade hospital de nível provincial, inaugurada neste sábado, 12 de Setembro, pelo Presidente da República, Camarada João Lourenço.

Localizada na cidade do Cuito, capital da província, o hospital designado por "Dr. Walter Strangway", tem capacidade para 250 camas, e deverá atender pacientes das regiões Centro e Sul do país. 

Após a inauguração do hospital, o Camarada Presidente, João Lourenço, em declarações à imprensa, abordou aspectos relacionados com as eleições gerais em 2022, em respeito ao ciclo eleitoral estabelecido na Constituição de Angola.

João Lourenço disse que "o país entrou numa rotina em que, em cada 5 anos, faça sol ou chuva, haverá eleições gerais".

Quanto as eleições autárquicas, o também líder do MPLA reafirmou que o Conselho da República considerou não haver condições para a realização das mesmas este ano, em virtude de algumas condições prévias não estarem totalmente concluídas, e apresentou como exemplo o facto do registo eleitoral oficioso e sobre o pacote legislativo autárquico, estarem por concluir.

João Lourenço reconheceu o esforço feito pela Assembleia Nacional, no sentido de aprovar parte do pacote legislativo autárquico, que vai dar suporte à realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.

“Só com a aprovação de todas as leis do referido pacote, o Executivo estará em condições de, depois de auscultar as forças políticas e a sociedade, convocar as eleições autárquicas”, lembrou o Presidente, acrescentando que “todos estão a trabalhar afincadamente no sentido de reunir as condições que tornarão possível a realização das autarquias”. 

Questionado sobre a provável criação de uma Frente Patriótica, pela oposição política, para concorrer as próximas eleições gerais, o Chefe de Estado angolano afirmou que os partidos políticos estão no seu direito de chamar os amigos e vizinhos para ajudarem a derrotar o adversário.
CC

Veja todas as notícias