CUANZA-NORTE: Potencial agro-pecuário da Ambaca – Fernando Jaime

O objectivo do Governo é o repovoamento animal, para a auto-suficiência em carne.

Luanda, 28 ABRIL 17 (6ª FEIRA) - Camabatela, sede do município de Ambaca, também conhecida por Mufongo, localiza-se na província do Cuanza-Norte. Foi fundada em 1611, tendo ascendido à categoria de vila a 14 de Julho de 1934.

Trata-se de uma vila pacífica, bastante atraente, construída com estilo arquitectónico europeu, onde se destaca, no seu centro, a Igreja Católica, sendo esse um dos quadros mais lindos de Angola.

Falar do Planalto de Camabatela, por si só, é realçar as suas características climáticas, que fazem dela um importante centro para a produção de carne animal no País, especialmente o gado bovino.

Em 16 de Junho de 2010, o Governo aprovou o Programa de Desenvolvimento Agro-Pecuário de Camabatela, com o objectivo de promover o relançamento da produção agro-pecuária e desenvolvimento da referida região.

O objectivo do Executivo angolano consiste no repovoamento pecuário, de forma a atingir a auto-suficiência em carne animal, num horizonte temporal de nove anos e a operacionalidade do respectivo matadouro.

De acordo com a estratégia do Executivo, adoptada para inverter a situação actual e tornar operacional o Matadouro de Camabatela, foram identificadas medidas que indicam que em 2020 os primeiros bovinos começarão a ser fornecidos pelas fazendas que foram estruturadas pelo programa de repovoamento, para um consumo sustentável a partir de 2022.

PortalMPLA/FJ/AB

Veja todas as notícias