Cuando-Cubango: Nove mil militantes da UNITA ingressam no MPLA

Cubango

O acto de ingresso foi presidido (02), na cidade de Monongue, pelo vice-presidente do Partido, camarada Roberto de Almeida.

 

Menongue, 05/02 - Nove mil ex-militantes da UNITA, entre civis e antigos militares, filiaram-se, sábado (02), na cidade do Menongue, nas fileiras do MPLA, numa cerimónia oficial presidida pelo vice-presidente do Partido, camarada Roberto de Almeida.

Actos semelhantes serão realizados, nos próximos dias, nos municípios de Cuchi, de Mavinga, do Rivungo, de Dirico e do Calai com ingresso no MPLA de outros dois mil antigos militantes da UNITA, que a abandonaram voluntariamente.

Em nome de todos os recém-ingressados nas fileiras do glorioso MPLA, o camarada Afonso Cassanga disse que renunciaram à UNITA por estarem “cansados das mentiras dos seus dirigentes, cujo programa não revela clareza e promove a discórdia e a desobediência contra as instituições do Estado, legalmente constituídas”.

Segundo referiu Afonso Cassanga, os dirigentes da UNITA obrigam-nos a incutir na mente das população dizeres, segundo os quais o falecido Jonas Savimbi estaria vivo, no estrangeiro, a concluir uma formação militar e que, em breve, regressaria para dirigir a organização. “Isto é um crime” - disse.

“Nós, os ex-militantes da UNITA, espalhados pelo território da província do Cuando-Cubango, outrora organizados em núcleos partidários, decidimos abandonar este partido, de forma voluntária, ingressando no MPLA, por este ser a organização partidária que melhor defende os interesses do povo angolano ”, destacou.  

Por esta razão, realçou que prometem abraçar, livre e incondicionalmente, os ideais do MPLA, bem como defender, arduamente, os órgãos de soberania nacional e contribuir, de corpo e alma, no processo, em curso, de reconstrução e de desenvolvimento sustentado de Angola.

A província do Cuando-Cubango situa-se na parte sudeste de Angola e dista de Luanda mil e 51 quilómetros. Com uma área de 199 mil e 49 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em 150 mil habitantes.

LM/AB

Veja todas as notícias