Cuando-Cubango: MPLA garante novas obras sociais

O primeiro-secretário do Comité Provincial do Partido, camarada Higino Carneiro, auscultou, terça-feira (23), a vida da população nas aldeias do município de Menongue.

 

Menongue, 26 JULHO 13 - O primeiro-secretário do Comité Provincial do Cuando-Cubango do MPLA, camarada Higino Carneiro, garantiu, terça-feira (23), a construção, neste segundo semestre de 2013, no município de Menongue, de novas infra-estruturas sociais, como escolas, postos médicos, serviços de abastecimento de água potável, em cumprimento ao actual Programa de Governo do Partido.

Aquele dirigente efectuou uma visita de campo a 12 aldeias da faixa norte de Menongue, a capital da província, onde auscultou os principais problemas que a população enfrenta.

Higino Carneiro visitou as aldeias de Canhongo, Paulo Montanha, Chinhogo, Sacaheta, Tchicua, Capinji Grande, Dumbo, Eurico-5, Demba Cahimbo-Soba Cateque e Calili.

Nessa sua deslocação, o primeiro-secretário do CPP confirmou que o Programa de Governo do MPLA, votado nas últimas Eleições Gerais, está sendo concretizado conforme o previsto, sendo que certos projectos arrancam já neste semestre e outros no próximo ano.

Em quase todas as aldeias visitadas, o Governo vai construir novas escolas, com três a seis ou mais salas de aulas, em conformidade com a demanda de alunos matriculados e fora do sistema normal de ensino, com a finalidade de proporcionar um processo de ensino e de aprendizagem com a qualidade desejada.

A par das escolas e postos médicos, o primeiro-secretário precisou que serão incluídas residências para professores e enfermeiros, para garantir a presença efectiva dos funcionários nas áreas onde estão indicados para trabalhar, evitando, deste modo, as permanentes queixas de falta de acomodação dos quadros no interior da capital da província.

Ainda assim, Higino Carneiro assegurou, aos habitantes das aldeias visitadas, que o Governo local vai instalar um a dois furos de água em cada uma delas, com o respectivo sistema avançado de tratamento e de distribuição e vai melhorar a circulação de pessoas e de bens nos troços que inter as aldeias.

A jornada de campo do primeiro-secretário do CPP continuou nos dias seguintes, com o objectivo de, igualmente, tomar contacto com as populações das aldeias do município de Menongue, para auscultar delas a situação real que vivem, para a solução dos seus problemas, a curto, médio e longo prazo, conforme a realidade e especificidade de cada área.

A província do Cuando-Cubango situa-se no sudeste de Angola. A sua capital é a cidade de Menongue, que dista de Luanda mil e 51 quilómetros. Com cerca de 140 mil habitantes, é conhecida, actualmente, como as “Terras do Progresso”, devido ao seu potencial económico virgem. O seu clima é tropical, no norte da província e semiárido, no sul.

PortalMPLA/Angop/AB

 

Veja todas as notícias