Congressistas consideram “transparente e democrática” eleições no MPLA

Pela primeira, o MPLA realizou eleição através do voto electrónico, uma inovação que doravante irá vigorar

Luanda, 20 AGOSTO 16 (Sábado) - O pleito eleitoral que elegeu, na sexta-feira (19) o Presidente e o Comité Central do MPLA, no âmbito do VII Congresso Ordinário do Partido, decorreu de forma justa, transparente e democrática.

Na Conferência de Imprensa, o porta-voz do Congresso, camarada Manuel Rabelais, informou que Comissão Eleitoral faz um balanço positivo do processo que decorreu dentro do maior civismo e foi marcado pela transparência e democracia.

Pela primeira vez foi utilizado o voto electrónico que garantiu maior precisão de votos, maior lisura e maior economia de tempo.

A Comissão Eleitoral apurou que o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos obteve 2.543 votos a favor, cinco contra e cinco abstenções, correspondendo a 99,6 porcento dos votos validamente expressos de um total de 2.553 votantes.

Duzentos e 72 candidatos a membros do Comité Central do MPLA, constantes da lista geral, foram eleitos por 2.511 votos a favor, 35 contra e sete abstenções, correspondendo a 98,35 porcento dos votos expressos.

Os 90 candidatos a membros do Comité Central, constantes de uma lista de eleitos em Conferências Provinciais e ractificados antes do Congresso, foram eleitos por 2.509 votos a favor, 30 contra e 14 abstenções , correspondendo a 98,3 porcento de votos expressos.

O VII Congresso Ordinário  do MPLA debateu e aprovou  a resolução sobre a Moção de Estratégia do Líder do Partido para o período 2016-2021, aprovou com emendas os Relatórios do Comité Central ao VII Congresso e os ajustamentos aos estatutos do Partido.

Aprovou igualmente os documentos finais, a Moção de apoio ao Presidente eleito, Camarada José Eduardo dos Santos, pela dedicação ao MPLA, ao país e à Pátria.

Também foi aprovada a  Moção de reconhecimento aos membros do Comité Central que cessaram mandato, pela sua dedicação e empenho, bem como a de agradecimento às entidades individuais e colectivas que apoiaram a realização do conclave.

O magno evento decorreu  durante quatro dias sob o lema “MPLA – Com o Povo rumo à Vitória”.

PortalMpla/RF/DM

Veja todas as notícias