Conferências provinciais extraordinárias do MPLA iniciam 5ª feira

As actividades de cada uma das províncias terão a duração de um dia e estendem-se até sábado, 11. Na foto, militantes numa conferência intermédia do MPLA.

 

Luanda, 07 OUTUBRO 14 (3ª FEIRA) – As conferências provinciais extraordinárias do MPLA, preparatórias ao 5º Congresso Extraordinário do Partido, vão ter início nesta quinta-feira (09), estendendo-se até sábado, dia 11.

Quinta-feira (09), será realizada a conferência da província da Lunda-Sul, sexta-feira (10) as do Bengo, do Cuanza-Norte, do Cuanza-Sul, da Huíla, da Lunda-Norte, de Malanje e a do Moxico. Sábado (11), terão lugar as das províncias de Benguela, do Bié, de Cabinda, do Cuando-Cubango, do Cunene, do Huambo, de Luanda, do Namibe, do Uíge e do Zaire.

Cerca de nove mil e 500 delegados vão participar, no conjunto, nessas conferências intermédias extraordinárias do MPLA. A da província de Luanda, com maior número, vai reunir dois mil militantes e a do Cuanza-Norte, com o menor, terá 237 participantes.

 

Competência das conferências intermédias

 

A Conferência é o órgão máximo deliberativo do MPLA, no respectivo escalão, cabendo-lhe preservar a defesa da orientação política do Partido, nesse nível (neste caso provincial), no respeito pelos Estatutos, pelo Programa e pelos regulamentos em vigor.

Compete à Conferência, a) Analisar, discutir e aprovar o Relatório de Actividades do Comité; b) Eleger o primeiro-secretário, findo ou interrompido o seu mandato; c) Eleger o Comité, findo o mandato do órgão; d) Eleger delegados; e) Eleger candidatos.

Também compete à Conferência, f) Aprovar as linhas de força do Programa de Trabalho do Partido, a seu nível; g) Decidir sobre as apelações e sobre as questões que lhe sejam submetidas pelos militantes, pelos órgãos e pelos organismos, no escalão correspondente.

À Conferência compete ainda, h) Pronunciar-se sobre propostas de teses, de moções de estratégia e outras questões submetidas pelos órgãos e pelos organismos superiores e pelos candidatos; i) Pronunciar-se sobre o desempenho e a actividade dos órgãos executivos do Estado, no nível correspondente.

 

Participantes às conferências

 

Participam nas conferências intermédias, o primeiro-secretário do escalão respectivo, os membros do Comité do Partido do respectivo escalão, membros dos escalões imediatamente superiores residentes na respectiva localidade, delegados eleitos e representantes da OMA, da JMPLA e dos antigos combatentes e veteranos da Pátria, militantes do Partido.

Participam, também, representantes de outras organizações sociais associadas ao Partido, militantes do Partido, autarcas eleitos em listas do Partido, militantes do Partido, militantes que exerçam cargos de responsabilidade política nos organismos da Administração Local do Estado e os deputados, militantes do Partido, eleitos no respectivo Círculo Provincial.

Em casos excepcionais, podem, ainda, ser indicados outros militantes, nos termos dos Estatutos do MPLA e dos regulamentos em vigor.   

PortalMPLA/AB      

 

    

 

 

Veja todas as notícias