Comunicado do SBP sobre processo de candidaturas no MPLA

A apresentação da candidatura à Presidente do Partido deve ser suportada por dois mil militantes, em pleno gozo dos seus direitos estatutários, sendo pelo menos 100 militantes inscritos em cada uma das províncias do país.

Luanda, 15 ABRIL 16 (6ª FEIRA) – “A 02 de Julho de 2015, foi convocado, pelo Comité Central, o VII Congresso Ordinário do MPLA, a acontecer de 17 a 20 de Agosto do ano em curso, em Luanda, sob o lema: “MPLA - COM O POVO, RUMO À VITÓRIA”.

De Novembro de 2015 a Janeiro de 2016, foram realizadas, em todas as províncias do país, assembleias de balanço e renovação de mandatos ao nível dos Comités de Acção do Partido (CAP’s), à luz do Artigo 45º dos Estatutos do MPLA, dos regulamentos e demais documentação que está a reger o Processo Orgânico do VII Congresso Ordinário.

Nessas assembleias, concorreram várias listas para as direcções dos Comités de Acção do MPLA (CAP’s), sob iniciativa dos candidatos ao cargo de primeiro-secretário.

Concluído o processo das assembleias de base, realizaram-se, no período de 01 a 10 de Abril, as conferências comunais e distritais, tendo-se observado, aí também, a apresentação de iniciativas de candidaturas ao cargo de primeiro-secretário, nos termos dos Estatutos e do Regulamento Eleitoral do MPLA.

No período que se segue, de 21 a 30 de Abril e de 18 a 25 de Maio, terão lugar as conferências municipais e provinciais, podendo as iniciativas de candidatos a primeiros-secretários ser presentes às subcomissões de candidaturas a esses níveis, em conformidade com os períodos dispostos na Resolução nº 04/BP/2016, do Bureau Político do Comité Central, depois de observados os requisitos estabelecidos no Regulamento Eleitoral do MPLA.

A apresentação da candidatura à Presidente do MPLA deve ser submetida à Subcomissão de Candidaturas, nos prazos previstos, igualmente na Resolução nº 04/BP/2016, do Bureau Político do Comité Central, devendo a mesma ser suportada por dois mil militantes, em pleno gozo dos seus direitos estatutários, sendo pelo menos 100 militantes inscritos em cada uma das províncias do país.

Assim, o Secretariado do Bureau Político do Comité Central apela a todos os militantes já eleitos e aos que pretendam candidatar-se, que o façam, no espírito do reforço da democracia interna, da unidade e da coesão no seio do MPLA.

O MPLA exorta todos os militantes, simpatizantes e amigos do Partido para que se unam em torno do Comité Central e do Camarada Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, de modo a transformarem o VII Congresso Ordinário num marco importante na concretização das aspirações do povo angolano.

MPLA - COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

Luanda, 15 de Abril de 2016.

O SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA”.

PortalMPLA/Sede Nacional do Partido