Combate a Covid-19 com todos os recursos disponíveis

O Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, defendeu recentemente em Luanda, durante o discurso de abertura da IV Sessão Ordinária do Comité Central do Partido, que face a pandemia da Covid-19, todos os países devem combater o fenómeno, com todos os recursos humanos e financeiros disponíveis. 
Para o sucesso desta luta, referiu o Camarada Presidente, os países se obrigam a tomar um conjunto de medidas nem sempre populares mas necessárias, que vêm se alternando entre Estado de Emergência e Estado de Calamidade, consoante a velocidade de propagação e contaminação do vírus é mais ou menos aguda.
“Embora a responsabilidade seja de todos, de garantir que o número de contaminados num determinado período não suba muito, compete aos governos e às autoridades sanitárias dos países estabelecer as regras e zelar pelo seu cumprimento no interesse de toda a sociedade”, afirmou o Presidente do MPLA.
João Lourenço, recordou que, neste exercício, existe sempre a preocupação de se encontrar, em cada momento, um ponto de equilíbrio entre a necessidade da salvaguarda das vidas humanas, a necessidade da defesa da economia nacional, e a necessidade do respeito pelos direitos e garantias dos cidadãos plasmados na Constituição.
Para o líder do MPLA, é importante que esses direitos e garantias não sejam nunca violados ou desrespeitados mas, muitas vezes, na prática, são temporariamente limitados ou condicionados, sem que isso represente algum incumprimento da Constituição.

Veja todas as notícias