COMBATE À CORRUPÇÃO

 

EUA manifestam apoio total 
ao Presidente João Lourenço 

O Departamento de Estado norte-americano elogiou hoje o Presidente da República, João Lourenço, pelo que considera “avanços impressionantes na continuação de uma agenda anticorrupção” nos últimos dois anos.
Para os Estados Unidos de America, os sucessos da presidência de João Lourenço são, nomeadamente, a luta contra a captura de Estado, a “luta contra o poder das elites”, denúncia e acusação de antigos funcionários do Estado e uma nova lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.
Esta avaliação das autoridades norte-americanas consta de um concurso lançado, em Washington, para o financiamento no valor de 1,3 milhões de dólares (1,08 milhões de euros) para projectos de combate à corrupção em Angola, num anúncio consultado hoje pela Lusa.
Os projetos a concurso da iniciativa “DRL: Reduzindo a Corrupção em Angola” deverão demonstrar que podem “apoiar o crescimento da sociedade civil angolana e dos ‘media’ independentes no aumento da consciência pública e apoiar reformas para a transparência e combate à corrupção”.
Com este programa de financiamento, as autoridades norte-americanas pretendem que os cidadãos angolanos tenham um maior conhecimento das reformas anticorrupção em curso no país, advogar por essas reformas e, ao mesmo tempo,  a sociedade civil ganhar maior capacidade para investigar a corrupção com segurança.

Veja todas as notícias